vaccine

Cobertura vacinal baixa nas Américas provoca preocupação com vírus da pólio

Ao menos 12 países da região enfrentam risco muito elevado ou alto de eclosão de um surto da doença.

 

A queda a 80% dos níveis de vacinação e vigilância da poliomielite e a recente confirmação da circulação do poliovírus em Nova Iorque (EUA) levou a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a priorizar planos para mitigar a poliomielite nas Américas. O anúncio foi feito durante a 30ª Conferência Sanitária Pan-Americana, concluída na semana passada, em Washington.

Durante o evento, foi feita uma resolução que também prevê medidas para aumentar a vacinação e a vigilância, além de assegurar uma preparação adequada para um possível surto nas Américas. Outro ponto da resolução é o pedido de maior envolvimento da sociedade civil, líderes comunitários, ONGs, setor privado, instituições acadêmicas e outras partes interessadas em medidas para avançar e atuar de forma coordenada para que a região esteja livre da pólio. A Opas incentiva ainda a cooperação técnica e parcerias entre países para o desenvolvimento, a implementação, o monitoramento, a mitigação de riscos e os planos de preparação da poliomielite.

Vacinação

Pelo menos 12 nações da região correm risco muito elevado ou alto de um surto da doença, que pode ser totalmente prevenida com vacinas. O perigo é que o problema se espalhe rapidamente entre comunidades com cobertura vacinal insuficiente. A taxa necessária para prevenir o retorno do vírus é de 95%.

Antes do alerta de circulação da poliomielite derivada da vacina, emitido em agosto pelos Estados Unidos, a Opas alertou a região a ser vigilante e a tomar medidas para alcançar de forma proativa as populações não vacinadas. O aviso também advertiu sobre a necessidade de aumentar a vigilância da paralisia facial aguda, que indica a circulação da poliomielite.

Com informações da ONU News

 

Capa: CDC | Unsplash.com
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados