Fernanda Sobral, vice-presidente da SBPC, pede que professores não deixem de procurar as diretorias e pró-reitorias de suas instituições para indicarem os excelentes trabalhos de suas alunas
Professores, não deixem suas alunas brilhantes fora da 4º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)! Estimulem que as Pró-Reitorias de Graduação e Pesquisa, Secretarias de Educação, Escolas e organizadores de olimpíadas e feiras científicas de âmbito nacional a enviarem suas indicações até o dia 31 de outubro.
O pedido é de Fernanda Sobral, vice-presidente da SBPC. “É importante que os professores orientadores de trabalhos excelentes de meninas no ensino médio ou na graduação procurem as diretorias de suas respectivas escolas ou as pró-reitorias de graduação para a indicação de candidatas ao prêmio. Essa premiação poderá definir a carreira de uma futura cientista”, ressalta.
Sobral cita como exemplo Raquel Soares Bandeira, vencedora da categoria Graduação da 2ª edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” na categoria “Meninas na Ciência”, realizada em 2021. Ela conta em vídeo que a premiação foi fundamental para sua formação, carreira acadêmica e que abriu portas para ela fazer uma boa pós-graduação.
Todo ano, desde 2019, a SBPC atribui um prêmio às cientistas mulheres, alternando a concessão do mesmo a cientistas de destaque e a jovens com notório talento para uma carreira científica promissora. Esta 4ª edição se dirige às “Meninas Cientistas” – estudantes do Ensino Médio e da Graduação.
Nesta edição, serão seis premiadas: três do Ensino Médio e três da Graduação – de cada uma das três grandes áreas do conhecimento: Humanidades; Biológicas e Saúde; e Engenharias, Exatas e Ciências da Terra. Elas serão avaliadas pela criatividade e boa aplicação do método científico em projetos de iniciação científica, bem como o potencial de contribuição com a ciência no futuro. Também serão consideradas estudantes com desempenho destacado em atividades científicas como feiras, olimpíadas científicas e atividades similares.
As indicações, com a devida documentação, poderão ser feitas até o dia 31 de outubro, exclusivamente através do formulário online, neste link (https://bit.ly/premiocarolinaborisbpc).
Caso encontrem problemas ou surjam dúvidas, entrem em contato com a organização do Prêmio pelo e-mail: premiocarolinabori@sbpcnet.org.br.
Para a inscrição das candidatas indicadas aos prêmios será necessário o envio de uma mini-biografia atualizada (com até 500 caracteres, com espaço); currículo atualizado na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br); e carta de recomendação fundamentada em evidências que justifiquem o prêmio (até 2.000 caracteres, com espaço). Será necessário também anexar ao formulário o projeto/atividade científica realizada, explicando a importância do projeto/atividade, seu desenvolvimento, os objetivos atingidos e sua relevância. A documentação deverá enfatizar o que foi realizado pela própria estudante, identificando as atividades realizadas com ajuda do(a) professor(a) orientador(a).
Se a indicação for pelo desempenho destacado em atividades científicas – feiras, olimpíadas científicas, divulgação científica, etc. – a documentação deverá comprovar a participação e o desempenho na referida atividade.
O anúncio das premiadas será feito no dia 20 de janeiro de 2023. A cerimônia de outorga do prêmio às contempladas será realizada no dia 10 de fevereiro de 2023, durante o evento anual realizado pela SBPC, no Salão Nobre do Centro Universitário Maria Antonia da USP, em São Paulo. O evento terá transmissão ao vivo pelo Canal da SBPC no YouTube.
Compartilhem este edital e enviem as indicações até 31 de outubro. Animem-se pela ciência, lutem pelo futuro que o conhecimento traz, em especial a quem historicamente foi excluída!