girls

Inscrições para o 4º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher – Meninas Cientistas” encerram em 31 de outubro

Fernanda Sobral, vice-presidente da SBPC, pede que professores não deixem de procurar as diretorias e pró-reitorias de suas instituições para indicarem os excelentes trabalhos de suas alunas

 

Professores, não deixem suas alunas brilhantes fora da 4º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)! Estimulem que as Pró-Reitorias de Graduação e Pesquisa, Secretarias de Educação, Escolas e organizadores de olimpíadas e feiras científicas de âmbito nacional a enviarem suas indicações até o dia 31 de outubro.

O pedido é de Fernanda Sobral, vice-presidente da SBPC. “É importante que os professores orientadores de trabalhos excelentes de meninas no ensino médio ou na graduação procurem as diretorias de suas respectivas escolas ou as pró-reitorias de graduação para a indicação de candidatas ao prêmio. Essa premiação poderá definir a carreira de uma futura cientista”, ressalta.

Sobral cita como exemplo Raquel Soares Bandeira, vencedora da categoria Graduação da 2ª edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” na categoria “Meninas na Ciência”, realizada em 2021. Ela conta em vídeo que a premiação foi fundamental para sua formação, carreira acadêmica e que abriu portas para ela fazer uma boa pós-graduação.

Todo ano, desde 2019, a SBPC atribui um prêmio às cientistas mulheres, alternando a concessão do mesmo a cientistas de destaque e a jovens com notório talento para uma carreira científica promissora. Esta 4ª edição se dirige às “Meninas Cientistas” – estudantes do Ensino Médio e da Graduação.

Nesta edição, serão seis premiadas: três do Ensino Médio e três da Graduação – de cada uma das três grandes áreas do conhecimento: Humanidades; Biológicas e Saúde; e Engenharias, Exatas e Ciências da Terra. Elas serão avaliadas pela criatividade e boa aplicação do método científico em projetos de iniciação científica, bem como o potencial de contribuição com a ciência no futuro. Também serão consideradas estudantes com desempenho destacado em atividades científicas como feiras, olimpíadas científicas e atividades similares.

As indicações, com a devida documentação, poderão ser feitas até o dia 31 de outubro, exclusivamente através do formulário online, neste link (https://bit.ly/premiocarolinaborisbpc).

Caso encontrem problemas ou surjam dúvidas, entrem em contato com a organização do Prêmio pelo e-mail: premiocarolinabori@sbpcnet.org.br.

Para a inscrição das candidatas indicadas aos prêmios será necessário o envio de uma mini-biografia atualizada (com até 500 caracteres, com espaço); currículo atualizado na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br); e carta de recomendação fundamentada em evidências que justifiquem o prêmio (até 2.000 caracteres, com espaço). Será necessário também anexar ao formulário o projeto/atividade científica realizada, explicando a importância do projeto/atividade, seu desenvolvimento, os objetivos atingidos e sua relevância. A documentação deverá enfatizar o que foi realizado pela própria estudante, identificando as atividades realizadas com ajuda do(a) professor(a) orientador(a).

Se a indicação for pelo desempenho destacado em atividades científicas – feiras, olimpíadas científicas, divulgação científica, etc. – a documentação deverá comprovar a participação e o desempenho na referida atividade.

O anúncio das premiadas será feito no dia 20 de janeiro de 2023. A cerimônia de outorga do prêmio às contempladas será realizada no dia 10 de fevereiro de 2023, durante o evento anual realizado pela SBPC, no Salão Nobre do Centro Universitário Maria Antonia da USP, em São Paulo. O evento terá transmissão ao vivo pelo Canal da SBPC no YouTube.

Compartilhem este edital e enviem as indicações até 31 de outubro. Animem-se pela ciência, lutem pelo futuro que o conhecimento traz, em especial a quem historicamente foi excluída!

SBPC

 

Capa: UK Black Tech | Unsplash.com
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados