college

A inovação nas universidades latino-americanas

Documento regional da OCDE destacou universidades da região por seu perfil empreendedor e inovador

 

Onze Instituições de Ensino Superior (IES) de seis países da América Latina foram destacadas em uma análise regional por seus ecossistemas ativos de inovação e pela resposta que souberam dar durante a pandemia de covid-19. O documento “Universidades Empreendedoras e Inovadoras na América Latina” foi elaborado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco Santander e sua apresentação ocorreu na Universidade de São Paulo (USP).

O relatório apresenta casos de sucesso de centros privados e públicos. As universidades destacadas foram o Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey e a Universidad Aráhuac, do México; a Pontificia Universidad Javeriana, a Universidad Nacional de Colombia e a Universidad Icesi, da Colômbia; a Universidad Adolfo Ibáñez e a Pontificia Universidad Católica, no Chile; a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no Brasil; a Universidad Empresarial Siglo 21 da Argentina e a Universidad Tecnológica (UTEC) do Uruguai.

“Muitas (dessas universidades) abrigam aceleradoras, incubadoras, centros de empreendedorismo e inovação abertos a interessados ​​externos, como empreendedores e PMEs. Além disso, aproveitam sua estratégia multi-campus para ampliar seu impacto e engajamento. A multilocalidade permite que se conectem com uma variedade maior de atores, incluindo governos locais e comunidades empresariais”, aponta o relatório.

Em relação à resposta dessas universidades à pandemia, o documento detalha que as unidades dedicadas ao empreendedorismo, como as incubadoras universitárias, aceleradoras ou outras organizações, “desempenham um papel fundamental na concepção e implementação de atividades extracurriculares”.

Fonte: SciDev.Net

 

Capa: Dom Fou | Unsplash.com
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados