college

Ataques à liberdade acadêmica gera movimento de professores e pesquisadores

Criado pela SBPC, Observatório Pesquisa, Ciência e Liberdade vem mapeando ações contra instituições e profissionais em prol de uma ciência aberta e difusora do conhecimento

 

Criado em 2021, o Observatório Pesquisa, Ciência e Liberdade é uma iniciativa da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em defesa da liberdade acadêmica. A chegada do movimento Escola Sem Partido, entre os anos de 2015 e 2016, encabeçou um movimento de ataque a docentes e pesquisadores, um cenário que foi intensificado durante o Governo Bolsonaro. Como consequência, pessoas e instituições vivem um momento delicado em que uma política autoritária vem ameaçando a difusão do conhecimento.

“O Escola Sem Partido tinha uma espécie de cartaz que orientava as crianças sobre o que podia ser dito ou não ser dito em sala de aula. Você imagina crianças e adolescentes fiscalizando professores e professoras, o que isso resultou, né? Então, a partir dessa época começa um processo violentíssimo de perseguição a professores, principalmente nas questões envolvendo gênero e orientação sexual. Você não sabia muito bem o que podia dizer em sala de aula, porque tudo podia ser interpretado como uma violação daqueles princípios”, explica a jurista Deborah Duprat, integrante do Observatório.

Apesar do Escola Sem Partido não ter avançado no nível federal, leis estaduais e municipais foram aprovadas com essa prerrogativa, o que fez o Supremo Tribunal Federal (STF) ter de intervir e declarar, por unanimidade, que todas essas leis eram inconstitucionais, baseado nos princípios de Liberdade de Cátedra, presente na Constituição Federal e que garante a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, e no pluralismo de ideias. Entretanto, os ataques aos docentes ganhariam mais força com o passar dos anos.

“Quando surge o Governo Bolsonaro, em 2019, esse movimento que já tinha vindo em relação aos professores da educação básica, vai aparecer muito forte contra professores universitários. O Governo Bolsonaro, assim que assumiu, seus primeiros atos foram dirigidos contra as universidades. No início, houve um contingenciamento da ordem de 30% no orçamento de todas as universidades federais e institutos federais, o que comprometia muito a sobrevivência financeira das próprias universidades”, complementa Duprat.

Outras medidas foram idealizadas para além do financiamento, como intervenções no comando das instituições federais e o cerceamento direto da liberdade das instituições produtoras de conhecimento, como o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a Biblioteca Nacional e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico):

“Espaços vocacionados à produção do conhecimento, de alguma maneira, foram neutralizados na sua capacidade de produzir conhecimento a partir da perseguição de servidores, do estrangulamento orçamentário e do desvirtuamento das funções administrativas. Por exemplo, o Ministério do Meio Ambiente já não cuidava mais da proteção do meio ambiente, o Ministério da Educação era contra as universidades, e assim por diante.”

58% dos educadores conhecem casos de pessoas que sofreram intervenções em pesquisas e aulas

Durante a 74ª Reunião Anual da SBPC, realizada entre os dias 24 a 30 de julho de 2022 na Universidade de Brasília (UnB), o Observatório lançou a pesquisa “A liberdade acadêmica está em risco no Brasil?”, uma iniciativa realizada em conjunto com o Observatório do Conhecimento e o Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo (LAUT) e que contou com a participação de 1.116 professores e pesquisadores espalhados pelo País.

O objetivo da pesquisa foi investigar a percepção de docentes do ensino superior e de pesquisadores e estudantes da pós-graduação sobre violações e ameaças à liberdade acadêmica. Entre os cenários mais agravantes, 42% dos entrevistados alegaram que mudaram seus conteúdos a serem passados em salas de aula com medo de alguma retaliação ou represália, e 35% chegaram a mudar suas próprias pesquisas.

Além disso, 58% dos entrevistados alegaram conhecer pessoas que receberam diretamente interferências em suas aulas ou em suas pesquisas, e 43% consideram ruins ou péssimos os procedimentos das instituições para lidar com as denúncias de liberdade acadêmica. Confira o estudo completo neste link.

Alguns casos tiveram repercussão midiática e acadêmica, como o boicote realizado pelo Governo Federal à indicação de Deisy Ventura para compor o Comitê da Organização Mundial da Saúde (OMS). Professora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). O Ministério da Saúde, responsável pela decisão, não deu explicações, o que abriu margem para uma interpretação ideológica, já que Ventura foi crítica às decisões federais durante a pandemia de covid-19.

Recentemente, outro caso que ganhou força foi o da professora Maria Elisa Máximo,  demitida da Faculdade IELUSC após apoiar o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva em suas redes sociais de cunho pessoal. Para a professora do Departamento de Antropologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e integrante do Observatório, Maria Filomena Gregori, o combate à censura acadêmica só é possível trazendo estes casos à tona.

“A gente vai em muitas audiências públicas, fizemos uma série de articulações no Congresso Nacional, com as comissões de Ciência e Tecnologia e de Educação, para aproximar as associações científicas e as pessoas pela proteção da liberdade acadêmica. A gente faz um trabalho de natureza política, no sentido de articular para se defender. Se articula, se junta gente, gera conhecimento, para assim dizer que esse é um problema real”, conclui.

Jornal da Ciência

 

Capa: Shubham Sharan | Unsplash.com
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados