C&C 3 edicao - opiniao - As Contribuições dos povos indígenas - capa2

ONU lança campanha para preservar línguas indígenas ameaçadas

Povos indígenas de todo o mundo lutam para manter vivas suas línguas maternas.

 

CULTURA

Os povos indígenas representam menos de 6% da população global, falando mais de 4.000 das cerca de 6.700 línguas do mundo. Os dados são do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (DESA). Para preservar essa rica diversidade cultural, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou em dezembro a Década Internacional das Línguas Indígenas (2022/2032) para ajudá-las a sobreviver e protegê-las da extinção.

Preservar essas línguas não é importante apenas para os povos indígenas, mas para toda a humanidade, já que eles são os herdeiros e praticantes de culturas e formas únicas de se relacionar com as pessoas e o meio ambiente. Os povos indígenas são guardiões de quase 80% da biodiversidade restante no mundo, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

“A cada língua indígena que se extingue, também se extingue o pensamento: a cultura, a tradição e os saberes que ela carrega. Isso é importante porque precisamos urgentemente de uma transformação radical na forma como nos relacionamos com nosso meio ambiente”, disse o presidente da Assembleia Geral da ONU, Csaba Kőrösi. Ele pediu aos países que atuem com as comunidades indígenas para proteger seus direitos, como acesso à educação e recursos em seus idiomas nativos, e garantir que seus conhecimentos não sejam explorados. Também afirmou que os povos indígenas devem ser consultados e envolvidos, de forma significativa, em todas as etapas dos processos de tomada de decisão.

 

Sinal de alerta

Estimativas conservadoras indicam que mais da metade de todas as línguas serão extintas até o final deste século. A redução dramática do uso e a substituição acelerada das línguas indígenas pelas línguas das sociedades majoritárias coloca a diversidade linguística em risco.

O Brasil possui 817.963 mil indígenas de 305 diferentes etnias, que falam 274 línguas indígenas, segundo dados do Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esses dados serão atualizados com a realização do Censo 2022, o primeiro desde 2010 apresentando um novo retrato dos indígenas no Brasil e contribuindo para a formulação de políticas públicas em prol dessas populações. Deste total, 190 correm o risco iminente de desaparecer, segundo o Atlas das Línguas em Perigo, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O mapa reúne línguas em perigo no mundo todo – e o Brasil é o segundo país com mais idiomas que podem entrar em extinção, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Preservar essas línguas é essencial para as comunidades indígenas, pois a linguagem é fundamental para os direitos políticos, econômicos, sociais, culturais e espirituais.

Com informações da ONU News

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados