encontro

Retomada das estruturas nacionais de Ciência deve ser prioridade, aponta SBPC à nova ministra de CT&I

Em encontro realizado na última terça-feira (03/01), Renato Janine Ribeiro defendeu integração do MCTI com povos tradicionais e com o MEC e convidou ministra a participar do Prêmio Carolina Bori

 

A nova ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, recebeu na terça-feira (03/01), os membros da Diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro e Laila Espindola, para tratar das principais demandas em prol da retomada da Ciência no País. O convite à SBPC foi feito no final da posse dela no cargo, no dia 02 de janeiro.

“Nós fizemos questão de colocar vários pontos como prioridades, entre eles a recomposição do valor das bolsas de pesquisa, inclusive as da Capes, que está muito defasado, e a definição de uma data para a elaboração da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”, afirma o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro.

A entidade também defendeu a revisão da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. A Estratégia era um conjunto de ações com vigência de 2016 a 2022 que, além de não ter sido aplicado na prática, teve seu prazo encerrado e necessita de atualização.

“A Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação precisa ser revista, especialmente para dar mais destaque à contribuição das ciências humanas e sociais na redução da desigualdade social, a fim de fazer do Brasil um país justo socialmente”, complementa Janine Ribeiro.

Outros pontos levados pela SBPC ao Ministério da Ciência, Tecnologia & Inovação (MCTI) referem-se à realização da Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, preferencialmente em conexão com a Conferência Nacional de Educação, para que o Ministério da Educação (MEC), ao elaborar um novo Plano Nacional de Educação, esteja alinhado também com as demandas científicas.

Laila Espindola, secretária da SBPC, explicou à ministra como trabalha com conhecimentos de povos tradicionais para localizar o princípio ativo de substâncias com efeito terapêutico para várias doenças. A SBPC assim reforçou o pleito de que o MCTI utilize mais o conhecimento dos povos tradicionais, especialmente da Amazônia, na elaboração de suas políticas e no apoio de pesquisas.

Ministra é convidada a participar da entrega do Prêmio Carolina Bori

Os diretores da SBPC convidaram a ministra Luciana Santos a participar da cerimônia de entrega do Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher, uma realização da própria entidade, que visa a homenagear mulheres que contribuíram para a consolidação da ciência brasileira e as futuras cientistas do Brasil. O evento ocorrerá no dia 10 de fevereiro, na sede da SBPC, e a ministra confirmou sua presença.

Estava também presente à reunião, que durou uma hora, o chefe de gabinete da ministra, Rubens Diniz.

Jornal da Ciência

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados