evento

Mais inclusiva e engajada: especialistas discutem qual a universidade que o Brasil precisa

Bate-papo online marca lançamento da primeira edição do ano da revista Ciência & Cultura sobre “Universidade do Futuro no Brasil”.

 

Qual a universidade que o Brasil precisa? Essa foi a pergunta discutida durante o bate-papo online realizado nessa quarta-feira (22) para marcar o lançamento da primeira edição do ano da revista Ciência & Cultura, que tem como tema “Universidade do Futuro no Brasil”.

Na abertura do evento, Renato Janine Ribeiro, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), lembrou que tivemos um avanço muito grande no ensino superior nos anos 2013 e 2015, com uma grande expansão vivida pelas universidades públicas brasileiras que praticamente dobrou o número de vagas. Apesar desse ter sido um passo importante para a democratização do ensino superior no país, ainda existem muitos desafios a serem superados. A escassez de recursos, o negacionismo científico e o fortalecimento da extrema direita e seu discurso de ódio surgiram como grandes obstáculos nos últimos anos. “Além disso, a própria forma de educação mudou. Vivemos hoje uma era em que a internet mudou tudo para nós”, afirmou. “Educar é dar perspectivas a quem não as tinha. É mostrar para um jovem que nunca ouviu falar de artes que ele pode ser um artista, a quem nunca teve formação científica que ele pode se tornar um grande cientista, a uma pessoa humilhada e ofendida que ela pode ser um dirigente, enfim, educar é abrir caminhos e perspectivas. Como nós vamos abrir perspectivas no ensino superior nesse quadro tão diferente?”, questionou.

Fernanda Sobral, professora emérita do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB) e vice-presidente da SBPC, afirmou que é preciso não apenas preocupar-se com a qualidade da universidade, mas também em torná-la mais voltada à sociedade. “Cada vez mais eu me convenço que a revolução social se faz pela educação”, declarou.

Para os moderadores do evento e editores desse número da revista Ciência & Cultura, Soraya S. Smaili e Naomar Almeida Filho, este é o momento ideal para se discutir o ensino superior no país. Smaili, professora do Departamento de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e coordenadora do Centro de Estudos Sociedade Universidade e Ciência (SoU_Ciência), defendeu que o tema é de grande relevância nesse período de início de reconstrução, para podermos resgatar os valores mais elevados das universidades. “Precisamos nos apropriar de qual cenário temos hoje para refletir e projetar as propostas que nossas universidades produzirão com maestria”.

Almeida Filho, professor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professor visitante no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), onde ocupa a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, apontou que a universidade brasileira precisa conquistar sua autonomia. Segundo o pesquisador, a universidade não tem autonomia para gestão da própria instituição, sendo ainda dependente desde questões orçamentárias até processos administrativos. “A universidade também precisa repensar o conceito de autonomia acadêmica – não confundir com a liberdade individual, com a valorização excessiva do individualismo. Nós precisamos de mais solidariedade, de processos coletivos de construção e reconstrução social.”

Malvina Tuttman, professora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), concorda que é necessário um processo coletivo de reconstrução, especialmente dentro das universidades. “É fundamental que pensemos um currículo comprometido com as sérias questões sociais do nosso país”, afirmou. Para a pesquisadora, currículo é tudo o que a instituição oferece, não apenas as disciplinas. “Esse currículo é importante para poder formar um profissional consciente do seu papel quanto cidadão”.

Para Joaze Bernardino Costa, professor do Departamento de Sociologia da UnB, as universidades ainda têm um longo caminho a percorrer na questão da diversidade. “A política de cotas tem promovido avanços inegáveis, mas é necessário avançar não apenas no acesso, mas também na pesquisa. É necessário que essa discussão chegue na pós-graduação”, afirmou. O pesquisador defendeu que é preciso ir além, com a adoção de ações afirmativas na pós-graduação, nas bolsas de pesquisas do CNPq e Capes, assim como em reflexões sobre ações na carreira docente.

 

Assista ao evento na íntegra:

https://www.youtube.com/watch?v=qzqxF4J5nZs

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados