Professor emérito da Universidade de Cambridge e especialista em Gilberto Freyre, Burke falará sobre conhecimento democrático e ignorância
Um dos mais importantes historiadores da cultura moderna no mundo, o professor emérito da Universidade de Cambridge, Peter Burke, estará no Centro Maria Antonia, em São Paulo, na próxima sexta-feira, 31 de março, a convite da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Em evento realizado em parceria com a Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG), Burke falará sobre “Conhecimento democrático e ignorância democrática”. Aberta e gratuita, a palestra acontece a partir das 15h no auditório do Centro Maria Antonia da USP, com vagas limitadas. Para os que não puderem comparecer ao local, haverá transmissão ao vivo pelo canal da SBPC no YouTube.
Ulick Peter Burke nasceu em 1937 em Stanmore, no Reino Unido. Recebeu seu título de doutor pela Universidade de Oxford (1962), foi professor de História das Ideias na Escola de Estudos Europeus da Universidade de Sussex, e desde 1979 leciona na Universidade de Cambridge. Foi professor-visitante do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA – USP) entre 1994 e 1995, onde desenvolveu o projeto de pesquisa chamado “Duas Crises de Consciência Histórica”.
Considerado um dos mais relevantes intelectuais da era moderna, Burke é autor de mais de trinta livros, traduzidos em mais de trinta línguas, muitos deles publicados no Brasil pela Editora Unesp.
Com sua esposa, a historiadora brasileira Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke, escreveu o livro “Repensando os Trópicos: um retrato do intelectual Gilberto Freyre”, publicado no Brasil pela editora Unesp, em 2009. Ele é considerado um dos maiores especialistas mundiais na obra de Freyre, e possui diversos artigos publicados, inclusive na imprensa, sobre o sociólogo pernambucano.
É celebrado como um historiador que enfatiza a relevância da história social e cultural para as questões modernas. Entre suas obras mais relevantes, estão os livros “História Social do Conhecimento”, volumes 1 e 2. Em 2020, chegou ao Brasil a tradução de seu livro “Polímata: uma história cultural de Leonardo da Vinci a Susan Sontag”, pela editora Unesp. Sua mais recente obra é “Ignorance: A Global History” (2023), ainda sem tradução para o Português, mas com previsão chegar no País em maio, em versão que será publicada pela editora Vestígio.
Serviço:
“Conhecimento democrático e ignorância democrática”, palestra com o historiador britânico Peter Burke
Data: sexta-feira, 31 de março, às 15h
Local: Auditório do Centro Maria Antonia da USP, na Rua Antônia, 294, 3º andar, Vila Buarque – São Paulo
Vagas limitadas!
Transmissão: canal da SBPC no Youtube
*O evento é aberto e gratuito para todos.