clima

Clima mata até 15 vezes mais os mais vulneráveis

Países mais pobres e vulneráveis são mais afetados pelo aquecimento global

 

A mudança climática afeta desproporcionalmente as pessoas mais vulneráveis, causando um aumento de mortes maior do que o observado nas nações mais ricas. Isso é o que aponta o último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), conhecido como AR6, o mais abrangente publicado até hoje sobre os impactos do aquecimento global no planeta.

O documento revela que secas mais frequentes e intensas, ameaças aos alimentos e à água, doenças e perdas de vidas já se verificam como consequência das alterações climáticas, com pandemias e conflitos a dificultar a sua gestão.

Quase metade da população mundial vive em regiões vulneráveis ​​às mudanças climáticas, segundo o relatório. Ainda, as mortes por enchentes, secas e temporais aumentaram 15 vezes nessas regiões na última década.

 

Sinal de alerta

O relatório apontou vários sinais de alerta. Um delas é o risco de perda de biodiversidade em sistemas naturais e humanos pode variar, dependendo do aumento da temperatura, passando despercebido ou, pelo contrário, afetando até 40% das espécies, principalmente na América Central e no Caribe.

Outro impacto muito significativo é na saúde humana. Dependendo da região, com um aumento de 2°C, a população estará em risco devido ao aumento da temperatura e umidade.

Além disso, as mudanças climáticas também alterarão a produção de alimentos. A expectativa é que a produção de milho e a pesca diminuam significativamente com o aumento das temperaturas. O documento também indica que os pequenos agricultores são os mais afetados pelas mudanças climáticas, pois recebem menos de 2% do financiamento climático.

 

Soluções

A ênfase na implementação de soluções diferencia este documento dos anteriores. Para manter o aquecimento global em 1,5 oC acima dos níveis pré-industriais, o relatório diz que são necessários cortes profundos, rápidos e sustentados nas emissões de gases de efeito estufa em todos os setores, deixando claro que o ritmo e a escala das taxas de câmbio atuais não são suficientes. O objetivo é reduzir as emissões quase pela metade até 2030 se o aquecimento for limitado a 1,5 oC, conforme recomendado pelo IPCC.

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, propôs acelerar a agenda em direção a um Pacto de Solidariedade Climática em que grandes emissores reduzam ainda mais suas emissões e apoiem as economias emergentes a fazerem o mesmo.

Com informações de SciDev.Net

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados