Obras estão disponíveis para download gratuito e debatem questões atuais sobre política, meio ambiente e diversidade
A Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC), junto com seus Grupos de Trabalhos e parceiros, produz uma série de relatórios e documentos sobre a ciência brasileira, em diversas áreas. Essas obras estão disponíveis ao público para download gratuito, e trazem para o debate questões atuais e importantes sobre política, meio ambiente, diversidade e outros assuntos fundamentais para nossa sociedade. Confira!
Projeto para um Brasil Novo
Visando elaborar um documento com diretrizes e propostas de políticas a ser entregue aos candidatos ao Legislativo e ao Executivo nas eleições 2022, a SBPC organizou uma série de debates com especialistas de diferentes áreas de conhecimento e de diferentes atuações profissionais. O resultado pode ser conferido nessa obra.
Centenário do Eclipse de Sobral: 1919-2019
O eclipse ocorrido na cidade de Sobral, no interior do Ceará, ajudou a comprar as teorias do físico Albert Einstein. A obra é dividida em quatro capítulos e conta com inúmeras fotografias, desde as imagens históricas até as imagens mais atuais feitas durante as atividades do centenário, além de 55 depoimentos de pesquisadores brasileiros e internacionais, autoridades políticas e científicas e moradores locais.
Povos tradicionais e biodiversidade no Brasil
Contribuições dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais para a biodiversidade, políticas e ameaças
Os povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais no Brasil são fundamentais para a geração e conservação da biodiversidade além de outros serviços ecossistêmicos no país. A obra discute as contribuições dessas populações assim como as políticas públicas que os afetam positiva ou negativamente, os conflitos e ameaças a que estão sujeitos, além das avaliações e recomendações de órgãos internacionais acerca de compromissos assumidos pelo Brasil.
Ciência para o Brasil
70 anos da Sociedade Brasileira pra o Progresso da Ciência (SBPC)
A SBPC foi fundada em 8 de julho de 1948 com o objetivo de unir o pensamento científico brasileiro e defender o avanço científico e tecnológico, assim como o desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde então, tem se engajado em várias lutas – até mesmo contra a Ditadura. A obra retrata a trajetória da entidade a partir de sua fundação até o seu 70º aniversário, em 2018.
José Reis: Reflexões sobre a Divulgação científica
Médico, pesquisador, jornalista e educador. José Reis foi um ícone da divulgação científica brasileira. Nesta obra, organizada pela jornalista e pesquisadora do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Luisa Massarani, e gestora da Biblioteca de História das Ciências e da Saúde – Casa de Oswaldo Cruz (COC), Eliane Monteiro de Santana Dias, Reis discute as formas e possibilidades de comunicar e popularizar a ciência.
Embates em torno de um estado laico
Qual o conceito de Estado laico? Qual o impacto da não laicidade sobre a ciência, a política, o ensino, a saúde, as pesquisas biomédicas, a sexualidade e os direitos das mulheres? Esses, e outros temas, são discutidos na obra que é resultado do Grupo de Trabalho (GT) Estado Laico da SBPC. O livro ainda traz dois anexos: Declaração Universal sobre a laicidade no século XXI e textos indicados sobre a laicidade do Estado no Brasil, disponíveis na internet.
Aplicações da Energia Nuclear na Saúde
A energia nuclear também pode ser aplicada na saúde. Quais seus riscos e seus benefícios? Publicado em conjunto com a Agência Internacional de Energia Nuclear (IAEA), o livro descreve diversas características e aplicações da Física Nuclear nas versões em português e inglês.