books

Sete livros para você ficar por dentro da ciência brasileira

Obras estão disponíveis para download gratuito e debatem questões atuais sobre política, meio ambiente e diversidade

 

A Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC), junto com seus Grupos de Trabalhos e parceiros, produz uma série de relatórios e documentos sobre a ciência brasileira, em diversas áreas. Essas obras estão disponíveis ao público para download gratuito, e trazem para o debate questões atuais e importantes sobre política, meio ambiente, diversidade e outros assuntos fundamentais para nossa sociedade. Confira!

 

Projeto para um Brasil Novo

Visando elaborar um documento com diretrizes e propostas de políticas a ser entregue aos candidatos ao Legislativo e ao Executivo nas eleições 2022, a SBPC organizou uma série de debates com especialistas de diferentes áreas de conhecimento e de diferentes atuações profissionais. O resultado pode ser conferido nessa obra.

Acesse a publicação aqui

 

Centenário do Eclipse de Sobral: 1919-2019

O eclipse ocorrido na cidade de Sobral, no interior do Ceará, ajudou a comprar as teorias do físico Albert Einstein. A obra é dividida em quatro capítulos e conta com inúmeras fotografias, desde as imagens históricas até as imagens mais atuais feitas durante as atividades do centenário, além de 55 depoimentos de pesquisadores brasileiros e internacionais, autoridades políticas e científicas e moradores locais.

Acesse a publicação aqui

 

Povos tradicionais e biodiversidade no Brasil

Contribuições dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais para a biodiversidade, políticas e ameaças

Os povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais no Brasil são fundamentais para a geração e conservação da biodiversidade além de outros serviços ecossistêmicos no país. A obra discute as contribuições dessas populações assim como as políticas públicas que os afetam positiva ou negativamente, os conflitos e ameaças a que estão sujeitos, além das avaliações e recomendações de órgãos internacionais acerca de compromissos assumidos pelo Brasil.

Acesse a publicação aqui

 

Ciência para o Brasil

70 anos da Sociedade Brasileira pra o Progresso da Ciência (SBPC)

A SBPC foi fundada em 8 de julho de 1948 com o objetivo de unir o pensamento científico brasileiro e defender o avanço científico e tecnológico, assim como o desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde então, tem se engajado em várias lutas – até mesmo contra a Ditadura. A obra retrata a trajetória da entidade a partir de sua fundação até o seu 70º aniversário, em 2018.

Acesse a publicação aqui

 

José Reis: Reflexões sobre a Divulgação científica

Médico, pesquisador, jornalista e educador. José Reis foi um ícone da divulgação científica brasileira. Nesta obra, organizada pela jornalista e pesquisadora do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Luisa Massarani, e gestora da Biblioteca de História das Ciências e da Saúde – Casa de Oswaldo Cruz (COC), Eliane Monteiro de Santana Dias, Reis discute as formas e possibilidades de comunicar e popularizar a ciência.

Acesse a publicação aqui

 

Embates em torno de um estado laico

Qual o conceito de Estado laico? Qual o impacto da não laicidade sobre a ciência, a política, o ensino, a saúde, as pesquisas biomédicas, a sexualidade e os direitos das mulheres? Esses, e outros temas, são discutidos na obra que é resultado do Grupo de Trabalho (GT) Estado Laico da SBPC. O livro ainda traz dois anexos: Declaração Universal sobre a laicidade no século XXI e textos indicados sobre a laicidade do Estado no Brasil, disponíveis na internet.

Acesse a publicação aqui

 

Aplicações da Energia Nuclear na Saúde

A energia nuclear também pode ser aplicada na saúde. Quais seus riscos e seus benefícios? Publicado em conjunto com a Agência Internacional de Energia Nuclear (IAEA), o livro descreve diversas características e aplicações da Física Nuclear nas versões em português e inglês.

Acesse a publicação aqui

 

Capa: Imagem por Alexis Brown | Unsplash.com
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados