garbage

Mundo joga um caminhão de lixo por minuto nos oceanos

Dados da ONU apontam que cerca de 931 milhões de toneladas de alimentos são perdidos ou desperdiçados todos os anos

 

Todo ano, dois bilhões de toneladas de resíduos sólidos são gerados, mas 33% não recebem tratamento adequado. A quantidade equivale a um caminhão de lixo cheio de plástico sendo despejado no oceano a cada minuto. O alerta foi dado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no Dia Internacional de Desperdício Zero, celebrado em 30 de março.

Segundo dados da agência, o setor de resíduos é parte da tripla crise planetária de mudança climática, perda da biodiversidade e poluição. Os objetivos das iniciativas de desperdício zero são proteger o meio ambiente, aumentar a segurança alimentar e melhorar a saúde e o bem-estar humanos. No ritmo atual, a produção de dejetos chegará a quatro toneladas por ano até 2050.

A Estratégia Global para Consumo e Produção Sustentáveis ​​pode orientar essa transição. Estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, Estados-membros e partes interessadas, o documento propõe a adoção de objetivos sustentáveis ​​de consumo e produção em todos os setores até 2030. O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que é preciso “declarar guerra ao lixo”, e que os consumidores precisam agir de forma mais consciente. Ele também afirmou que empresas que devem contribuir para uma “economia circular e sem desperdício”.

 

Desperdício de alimentos

O levantamento da ONU apontou ainda que todos os anos, cerca de 931 milhões de toneladas de alimentos são perdidos ou desperdiçados e até 14 milhões de toneladas de resíduos plásticos entram nos ecossistemas aquáticos.

Segundo a entidade, 10% de todas as emissões globais de gases de efeito estufa vêm do cultivo, armazenamento e transporte de alimentos “que nunca são usados”. A ONU considera esse dado preocupante, uma vez que, em nível global, 800 milhões de pessoas, por ano, passam fome.

Com dados da ONU News

 

Capa: Foto por Antoine Giret| Unsplash.com
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados