janine

SBPC participa do Fórum Nacional de Educação

Renato Janine Ribeiro e Fernanda Sobral, presidente e vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, representarão a entidade no FNE

 

Renato Janine Ribeiro, professor titular de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), será o representante da entidade no Fórum Nacional de Educação (FNE). Fernanda Antônia da Fonseca Sobral, vice-presidente da SBPC, será a suplente.

As nomeações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira, 14 de abril (Portaria 718, de 13 de abril de 2023). O ato administrativo designou os representantes titulares e suplentes indicados pelos órgãos, entidades e movimentos sociais relacionados no art. 4º da Portaria nº 478, de 17 de março de 2023, que recompôs o FNE.

De caráter permanente, o Fórum Nacional de Educação foi criado quando Fernando Haddad era ministro da Educação, por meio da Portaria do Ministério da Educação n.º 1.407 de 14 de dezembro de 2010, e instituído por lei com a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE).

Em 2017, o então ministro da educação do governo de Michel Temer (MDB), Mendonça Filho, alterou a composição do Fórum com a Portaria nº 577, aumentando a participação do MEC e restringindo a participação de representações importantes do setor, como  Abmes, Anec,  ANPEd, Cedes, CNC, Contee,Fasubra, Forumdir e Proifes-Federação. Nesses últimos anos, o Fórum não teve muitas atividades.

Cobrado pelas entidades, o novo ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou a revogação da medida em março. Com a publicação da Portaria nº 478, o Ministério trouxe de volta ao FNE as representações originais. Santana também assinou uma portaria que inclui o Fórum entre as instâncias responsáveis pela coordenação do processo de avaliação e restruturação da política nacional de ensino médio, segundo informou o MEC na ocasião.

O FNE tem o papel de convocar, planejar e coordenar a realização de conferências nacionais de educação e divulgar as suas deliberações; acompanhar e avaliar o processo de implementação das deliberações das conferências nacionais de educação; incentivar os estados, o Distrito Federal e os municípios a constituírem seus fóruns permanentes de educação, além de lhes oferecer suporte técnico para coordenarem as conferências estaduais, distrital e municipais de educação, bem como efetivarem o acompanhamento da execução do PNE e dos seus planos decenais de educação.

Para Janine Ribeiro, o FNE é muito importante por ser um espaço de interlocução entre a sociedade civil e o governo. “Embora não seja deliberativo, o FNE é um fórum de debates que dá voz aos atores envolvidos com a educação no País, trazendo assim um diálogo plural”, comenta.

Ex-ministro da Educação durante o governo de Dilma Rousseff, o presidente da SBPC ressalta ainda que a Educação é uma das prioridades da entidade e, por isso, acha de extrema importância que ela participe de um Fórum que aconselha o Ministério da Educação em políticas públicas. “Sabemos da importância de todos os níveis da educação”, afirma.

Jornal da Ciência

 

Capa: Foto por Jardel Rodrigues/ SBPC. Reprodução
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados