museu

Dia Internacional dos Museus celebra sustentabilidade e bem-estar

Objetivo da data é conscientizar sobre esse importante meio de transmissão e intercâmbio cultural

 

Os museus são fundamentais para preservar a história e divulgar a ciência. Mas vão muito além disso. Para celebrar a importância dos museus, nesta quinta-feira (18) é comemorado o Dia Internacional dos Museus. O objetivo da data é se tornar um ponto de encontro para a conscientização sobre os museus, importante meio de transmissão e intercâmbio cultural, representação da diversidade cultural e natural da humanidade, bem como para a proteção e preservação do patrimônio.

Com o tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”, a edição deste ano destaca a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade, apoiando três objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas: saúde e bem-estar global, ação climática e vida na terra.

No Brasil, a data é comemorada a semana inteira. A 21ª Semana Nacional de Museus começa nesta segunda-feira (15) e segue até o próximo domingo (21). Mais de 1.100 instituições em todo o país participam da edição, promovida anualmente em razão do, comemorado em 18 de maio. “Em 2023, os museus e instituições culturais e educativas participantes realizarão mais de 3.500 atividades em todas as regiões brasileiras inspirados pelo tema, como exposições, visitas guiadas, palestras, oficinas e apresentações musicais e teatrais”, informou o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Com informações do Ibram

 

Capa. Museu Histórico Nacional. Foto por Ibram.
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados