Objetivo da data é conscientizar sobre esse importante meio de transmissão e intercâmbio cultural
Os museus são fundamentais para preservar a história e divulgar a ciência. Mas vão muito além disso. Para celebrar a importância dos museus, nesta quinta-feira (18) é comemorado o Dia Internacional dos Museus. O objetivo da data é se tornar um ponto de encontro para a conscientização sobre os museus, importante meio de transmissão e intercâmbio cultural, representação da diversidade cultural e natural da humanidade, bem como para a proteção e preservação do patrimônio.
Com o tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”, a edição deste ano destaca a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade, apoiando três objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas: saúde e bem-estar global, ação climática e vida na terra.
No Brasil, a data é comemorada a semana inteira. A 21ª Semana Nacional de Museus começa nesta segunda-feira (15) e segue até o próximo domingo (21). Mais de 1.100 instituições em todo o país participam da edição, promovida anualmente em razão do, comemorado em 18 de maio. “Em 2023, os museus e instituições culturais e educativas participantes realizarão mais de 3.500 atividades em todas as regiões brasileiras inspirados pelo tema, como exposições, visitas guiadas, palestras, oficinas e apresentações musicais e teatrais”, informou o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Com informações do Ibram