onça

Ações humanas alteram 75% do ambiente terrestre e cerca de 66% do ambiente marinho

ONU celebra Dia Internacional da Biodiversidade pedindo ações concretas para preservar a natureza e lutar contra a crise climática

 

As atividades humanas impactaram 75% do ambiente terrestre e cerca de dois terços dos ecossistemas marinhos. Para conscientizar sobre a necessidade de preservar a biodiversidade e seu impacto na crise climática, a Organização das Nações Unidas (ONU) celebra, neste 22 de maio, o Dia Internacional da Biodiversidade.

As atividades para marcar a data em todo o mundo acontecem sob o lema “Do Acordo à Ação: Reconstruir a Biodiversidade”. A organização promove a implementação das medidas no Marco Mundial Kunming-Montreal para a Diversidade Biológica por cumprir até 2030, defendendo padrões de produção e de consumo mais sustentáveis e a canalização de subsídios de ações que destroem a natureza para soluções sustentáveis. Entre as propostas do tratado estão reduzir o desperdício de alimentos pela metade e investir pelo menos US$ 200 bilhões por ano em estratégias que beneficiem a biodiversidade na atual década.

 

Recursos ameaçados

Recursos desde o ar que se respira, a comida que se consome, até à energia que alimenta e medicamentos que curam, dependem totalmente de ecossistemas saudáveis. Em mensagem, o secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou sobre as ações que arrasam todos os lugares do planeta e colocam um milhão de espécies em risco de extinção com a degradação dos habitats, a poluição crescente e a piora da crise climática. Segundo a agência, se nada mudar, a biodiversidade e os ecossistemas podem ser comprometidos assim como os avanços rumo a até 80% das metas previstas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Com informações de ONU News

 

Capa. Foto por © Pnuma/Duncan Moore
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados