microplastico

Dia Mundial do Meio Ambiente enfatiza soluções contra poluição plástica

Mundo produz mais de 400 milhões de toneladas do material por ano

 

Todos os anos, mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas no mundo. Um terço é usado apenas uma vez e diariamente se despeja nos oceanos, rios e lagos. Por isso, o lema deste ano do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta segunda-feira (05/06), é “soluções para a poluição plástica”.

Os microplásticos são pequenos fragmentos de plástico com menos de 5 mm de diâmetro, liberados na natureza através do descarte inadequado de resíduos plásticos ou como resultado da degradação de materiais plásticos maiores. Eles compõem combustíveis fósseis e impactam a crise do clima com maior uso, produção e queimas.

Há 14 milhões de toneladas métricas de microplásticos no fundo dos oceanos, segundo artigo publicado na revista Frontiers in Marine Science. Todo mamífero marinho tem microplásticos no organismo, aponta um relatório publicado na revista Scientific Reports em 2019, que analisou o sistema digestivo de 50 animais de 10 espécies. Embora a quantidade dessas partículas encontradas tenha sido relativamente baixa, os cientistas reforçam que o material é extremamente tóxico e pode ser fatal se ingerido em grande quantidade.

Os microplásticos também impactam a saúde humana. Ele já se encontra no ar, nos alimentos e na água: um levantamento feito por cientistas do Departamento de Biologia da Universidade de Victoria, no Canadá, apontou que cada ser humano ingere entre 74 mil a 121 mil partículas de microplástico por ano. Em laboratório, os microplásticos já mostraram que causam danos às células humanas.

Em mensagem de vídeo, António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), defendeu que o mundo tem que combater o problema de “consequências catastróficas”. Por ocasião das celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente, Guterres citou um estudo do Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma) revelando que o problema pode ser reduzido em 80% até 2040 com medidas de reutilização, reciclagem, reorientação e diversificação para travar o uso do material.

Criada pela ONU para sensibilizar a opinião pública e valorizar o meio ambiente, a data é celebrada anualmente por uma Conferência das Nações Unidas sobre o tema. Cada ano, o evento é organizado em torno de um tema específico, visando promover ações concretas e engajar governos, empresas e cidadãos na busca por um futuro mais sustentável.  Este ano, a conferência será sediada na Costa do Marfim, em parceria com os Países Baixos. O evento acontecerá cerca de uma semana após a segunda reunião para construção do Tratado Global do Plástico (INC2), atendendo à Resolução 5/14 da Assembleia da ONU para o Meio Ambiente, que visa a estabelecer um acordo internacional juridicamente vinculante até 2024.

Com informações da ONU News

 

Capa. Naja Bertolt Jensen | Unsplash.com
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados