75RA SBPC

75ª Reunião Anual da SBPC se despede de Curitiba com participação expressiva de público

Maior evento científico da América Latina contou com mais de 44 mil participantes, entre as atividades online e presenciais. Próxima edição, em julho de 2024, será em Belém, no Pará 

 

A 75ª Reunião Anual da SBPC, realizada entre os dias 23 e 29 de julho de 2023 na Universidade Federal do Paraná (UFPR), se despediu de Curitiba comemorando uma expressiva participação de público e de engajamento. Ao todo, cerca de 44.500 pessoas participaram das atividades presenciais e online, uma média de 6,3 mil visitas por dia.

As atividades presenciais, como debates, conferências, painéis e mesas-redondas, reuniram mais de 8 mil pessoas. Já as transmissões online, divididas entre os canais da SBPC e da UFPR, colecionaram mais de 17 mil visualizações até o fim do evento. O evento também recebeu a visita de 16 mil crianças, adolescentes e professores de escolas da região de segunda a sexta-feira.

No sábado, 29 de julho, houve o “Dia da Família na Ciência”, em que todos os espaços da Reunião Anual foram abertos para receber o público, o que levou aproximadamente 3.500 pessoas ao campus da UFPR.

“A Ciência voltou! E voltou em grande estilo. Essa Reunião Anual no Paraná criou um patamar de tanta qualidade, que fica um desafio para as edições futuras”, brincou o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, na cerimônia de encerramento, realizada na última sexta-feira, 28 de julho.

Janine Ribeiro destacou a importância do tema da 75ª Reunião Anual, “Ciência e Democracia para um Brasil justo e desenvolvido”, escolhido meses antes do resultado da eleição presidencial no País.

“Nós escolhemos esse tema ano passado, pensando muito que a ciência e a democracia poderiam estar mais em risco ainda do que estiveram nos últimos anos, porque em todos os locais em que o negacionismo ganhou um segundo mandato, foi fatal para os países. É o que aconteceu na Polônia e na Hungria, e o que acontece na Índia. Então, nós não sabíamos se ciência e democracia estariam sendo armas de uma resistência ou se estariam em reconstrução. Felizmente, pelo trabalho de muitos, estão em reconstrução.”

Para a secretária-geral da SBPC, Claudia Linhares Sales, responsável pela coordenação da Reunião Anual, o evento representou a retomada de um debate aberto sobre a construção das políticas científicas, com envolvimento direto da população.

Sales destacou também o retorno do Governo Federal à Reunião Anual, com a presença de três ministros no decorrer do evento – Luciana Santos, da Ciência, Tecnologia e Inovação; Nísia Trindade, da Saúde; e Camilo Santana, da Educação – além do estande próprio do MCTI dentro da ExpoT&C, após algumas edições do evento.

“A 75ª Reunião Anual da SBPC abriu diálogos na definição de políticas públicas de Ciência e Tecnologia, porque tivemos uma série de retornos ao evento nesta edição. O que isso quer dizer? Que o Governo tem a vontade política de abrir um diálogo com a comunidade, e a comunidade pode dar grandes contribuições para a reconstrução do nosso País. Então, essa alegria que a gente vê nas crianças, nos organizadores, nos participantes, é a alegria de quem quer contribuir para que o Brasil seja um país democrático, justo, desenvolvido, inclusivo e sustentável.”

Reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, afirmou que foi surpreendente ver em que a universidade havia se transformado na semana da 75ª Reunião Anual.

“Foi uma alegria ter testemunhado nessa semana da Reunião Anual a movimentação na nossa Universidade Federal do Paraná. A UFPR testemunhou essa pulsação tão intensa de Ciência, de Tecnologia, mas também de divulgação e de interlocução com a comunidade. De fato, nós recebemos muita gente, e quem esteve aqui, testemunhou, sobretudo, o acolhimento, a alegria de quem chegava e a emoção de ver as crianças aqui dentro.”

Por conta da reunião do G20, que está acontecendo na Índia, a titular do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, não pode estar presente na Reunião Anual, entretanto, ela agradeceu em vídeo o convite do presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, e encaminhou uma mensagem para a cerimônia de encerramento do evento, na sexta-feira:

“Quero ressaltar que a realização dessa reunião no momento de reconstrução da nossa democracia é algo que deve ser de fato celebrado. São tempos que a SBPC ajudou a construir, mesmo com todos os ataques do governo anterior sofridos pela Ciência, pela Tecnologia e tudo que indicasse um progresso civilizacional, com valores de liberdade, equidade, democracia e respeito a direitos. A SBPC é construtora de futuros, de saberes, de esperança e de justiça, que são frutos da boa Ciência, de quando ela é democratizada e vira bem comum de um País e de um povo.”

 

A Reunião Anual em números

Presencialmente, a programação científica da 75ª Reunião Anual da SBPC contou com 41 conferências, 62 mesas-redondas, três encontros, 13 sessões especiais, quatro assembleias, um ciclo de conferências, uma reunião, duas sessões de pôsteres e uma sessão de encerramento. Ao todo, foram realizadas 125 atividades, que contaram com a participação de mais de 8 mil pessoas.

Foram 10.784 pessoas que se inscreveram no evento, e cerca de 4.600 que se credenciaram. Além disso, foram oferecidos 32 webminicursos, que contaram com as inscrições de 701 pessoas.

As sessões de pôsteres contaram com 244 trabalhos apresentados em formato de vídeo-pôsteres – 121 trabalhos foram de estudantes indicados para a Jornada Nacional de Iniciação Científica, vindos 21 instituições de todo o Brasil, e 123 trabalhos foram enviados por estudantes e professores do Ensino Básico ou Superior e pesquisadores.

Desse total, 129 também foram apresentados presencialmente, nos dias 24 e 25 de julho.

 

Debates para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação começaram na Reunião Anual 

Durante a programação da 75ª Reunião Anual da SBPC, foram realizados os primeiros debates acerca da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontecerá em 2024. Ao todo, a programação contou com nove sessões especiais dedicadas à construção das políticas científicas – uma delas contou com a participação da ministra Luciana Santos.

Entre os temas, foram debatidos a avaliação e o financiamento de pesquisa, a regulação da Ciência, divulgação científica e população da ciência e Amazônia sustentável. As resoluções dadas nos debates serão compiladas e agrupadas em um documento a ser entregue pela SBPC para o Governo Federal. 

 

Reunião Anual encabeçou lançamentos de estudos e obras

A programação da 75ª Reunião Anual da SBPC também contou com uma série de lançamentos de pesquisas acadêmicas e demais obras. Na última segunda-feira (23/07), dia de início da programação científica do evento, a empresa de análises Elsevier e a Agência Bori anunciaram um estudo inédito que identificou a queda na produção acadêmica em 23 países – no Brasil, a produção caiu pela primeira vez na história do País, com um decréscimo de 7.4% no comparativo entre 2022 e 2021.

Já o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) lançou o livro, site e jogo virtual Galáxia da Ciência, um conjunto de atividades multiplataformas com o objetivo de aproximar o desenvolvimento científico e tecnológico nacional do público geral e homenagear a história da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no Brasil.

E a Associação Nacional de Pós-Graduandos lançou o “Dossiê Florestan Fernandes”, um documento que traça um panorama sobre a condição dos pós-graduandos na formação e no mercado de trabalho no País.

 

Próxima parada, Pará

O encerramento da 75ª Reunião Anual trouxe uma novidade: a próxima edição já tem local definido para acontecer. Ela será na Universidade Federal do Pará (UFPA). Quem deu mais detalhes foi o reitor da instituição, Emmanuel Zagury Tourinho:

“Foi uma enorme alegria ver essa festa tão bonita e tão intensa, no momento de reafirmação da democracia brasileira, de reafirmação da importância da Ciência para o desenvolvimento do País. E quero agradecer muito a confiança da SBPC na Universidade Federal do Pará, para a realização da 76ª Reunião Anual.”

Tourinho também agradeceu a receptividade da UFPR em passar o bastão para a nova entidade e concluiu que o desafio é engajar mais pessoas à Ciência, assim como ele foi engajado no passado.

“Essa reunião que acontecerá no ano que vem será a terceira Reunião Anual sediada pela UFPA, a primeira foi em 1983, quando eu era aluno da universidade e me tornei sócio da SBPC. Espero que no próximo ano também nós possamos fazer um grande de associação de jovens e pesquisadores da nossa universidade e da nossa região.”

Jornal da Ciência

 

Foto: Jardel Rodrigues/ SBPC
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados