aedes

Brasil é o país mais afetado em novo surto de dengue nas Américas

Organização Mundial da Saúde alerta que número de casos na região, de janeiro a junho de 2023, já supera total de casos do ano passado

 

Desde o início de 2023, foram registrados surtos significativos de dengue na Região das Américas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, OMS, foram registrados quase 3 milhões de casos suspeitos e confirmados. A quantidade supera o total de casos em todo o ano passado, que foi de 2,8 milhões. A ocorrência está concentrada principalmente no Brasil, seguido por Peru e Bolívia.

A taxa de letalidade também é preocupante. Foram 1.302 óbitos na região no mesmo período. Do total de casos, 1,3 milhão foram confirmados em laboratório e 3,9 mil foram classificados como dengue grave.

O Brasil é de longe o país mais afetado, com 2,3 milhões de notificações, das quais mais de 1 milhão foram confirmadas e 1,2 mil classificadas como dengue grave. O país registrou 769 óbitos. A quantidade de casos no Brasil representa um aumento de 13% em comparação com o mesmo período do ano passado e de 73% em relação à média dos últimos cinco anos.

A dengue é transmitida pela espécie de mosquito Aedes. A doença é mais comum em climas tropicais e subtropicais. A OMS avaliou o risco de dengue como alto em nível regional devido à ampla distribuição de mosquitos transmissores, especialmente os do tipo Aedes aegypti.

 

Metade da população mundial em risco

A incidência da doença cresceu substancialmente em todo o mundo nas últimas duas décadas, com casos relatados à OMS aumentando de meio milhão em 2000 para mais de 4,2 milhões em 2022.

A dengue é agora endêmica em mais de 100 países em diversos continentes. As regiões das Américas, Sudeste Asiático e Pacífico Ocidental são as mais gravemente afetadas. Cerca de metade da população mundial está em risco de contrair dengue, com uma estimativa de 100 milhões a 400 milhões de infecções ocorrendo a cada ano.

A maioria das pessoas que contrai dengue não apresenta sintomas. Mas quem apresenta os sinais têm febre alta, dor de cabeça, dores no corpo, náuseas e erupções cutâneas. A maioria melhora em uma ou duas semanas. Mas algumas desenvolvem dengue grave, que pode causar dificuldade respiratória devido ao vazamento de plasma, sangramento grave, comprometimento de órgãos e até morte.

Como parte da implementação da Estratégia de Gestão Integrada para a Prevenção e Controle de Doenças Arbovirais, a OMS está trabalhando com os Estados- membros para fortalecer os sistemas de saúde e a capacidade de vigilância.

Com informações da ONU News

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados