science

Reconhecendo a importância da investigação equitativa e global

Relatório aponta que as percepções sobre a qualidade da investigação no Sul global precisam mudar

 

Durante uma reunião científica na Assembleia Geral da ONU, foi discutida a necessidade de reconhecer a qualidade e aplicabilidade da investigação realizada em países de baixo e médio rendimento no Sul global. A percepção de que a investigação do Sul global é local e menos relevante precisa ser desafiada. Uma das principais questões é a dificuldade em estabelecer parcerias de investigação equitativas, que envolvam todos os participantes de forma justa e igualitária.

Um relatório da UK Collaborative on Development Research (UKCDR) destacou a importância de parcerias equitativas e de longo prazo entre instituições acadêmicas do Sul global e países de baixo e médio rendimento para alcançar impacto na investigação para o desenvolvimento. O relatório propôs um quadro com seis “facilitadores de investigação” que incluem abordagens de financiamento equitativas e a coprodução de investigação com os beneficiários.

Para melhorar a aplicação da pesquisa em países em desenvolvimento, a validade dos resultados deve ser avaliada em diferentes comunidades. Além disso, estudos que consideram diferentes contextos podem ser mais úteis. Exemplos bem-sucedidos incluem projetos multinacionais que envolvem equipes de pesquisa de diversos contextos, produzindo conhecimento relevante e aplicável localmente.

Até que tais iniciativas colaborativas se tornem comuns, é crucial reconhecer as limitações das evidências existentes. As revisões sistemáticas devem apresentar todas as evidências sólidas, concluindo com mensagens sobre as circunstâncias em que podem funcionar. Pesquisas e intervenções adequadas ao contexto em países em desenvolvimento são essenciais. Importante, exportar resultados e métodos de pesquisa do mundo desenvolvido para o mundo em desenvolvimento deve considerar as diferenças nas expectativas, custos e encargos das doenças entre esses países.

Com informações de SciDev.Net

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados