democracy

SBPC realiza Dia de Luta pela Democracia Brasileira em 5 de outubro

Em manifesto, entidade conclama sociedade brasileira a promover nesta data iniciativas “mostrando tanto o horror que há nos regimes ditatoriais – repressão, censura, tortura e, também, fome e miséria – quanto as qualidades da democracia”

 

A Diretoria da SBPC, no período de agosto de 2021 a dezembro de 2022, quando nuvens de tempestade ameaçavam a democracia e a própria sociedade brasileira, promoveu uma série de atividades de protesto, com o intuito de manter acesas as chamas da ciência, da educação, da saúde, do meio ambiente e da inclusão social, todas elas então sob forte ataque.

Hoje, passado o pior, é essencial que o Brasil retome a consolidação democrática, caminho que trilhou por três décadas, a partir de 1985, antes que o ódio aos direitos humanos colocasse em cena um retrocesso significativo.

É por isso que a SBPC, com cerca de cem entidades científicas, mais um bom número e associações da sociedade civil, lançou a ideia de um Dia de Luta pela Democracia Brasileira, que duas assembleias das entidades em questão fixaram para o próximo dia 5 de outubro.

Partimos, nas palavras de nossa presidente de honra, Helena Nader, atualmente dirigente da Academia Brasileira de Ciências, da percepção de que falhamos, não promovendo, após a Constituição de 1988, uma intensa educação democrática de nosso povo – e em especial dos mais jovens, aqueles que não tiveram experiência pessoal do horror que é a ditadura.

É hora, portanto, de fundamentar, na cultura brasileira, os valores democráticos.

A Marcha da Quarta-Feira de Cinzas, de Vinicius de Moraes, bem exprime esse torpor que o Brasil viveu – e a necessidade de garantir uma cultura democrática em nosso País:

Pelas ruas o que se vê
É uma gente que nem se vê
Que nem se sorri
Se beija e se abraça
E sai caminhando
Dançando e cantando
Cantigas de amor

E no entanto é preciso cantar

Mais que nunca é preciso cantar
É preciso cantar e alegrar a cidade

A tristeza que a gente tem
Qualquer dia vai se acabar
Todos vão sorrir
Voltou a esperança
É o povo que dança
Contente da vida
Feliz a cantar

Nosso propósito é, então, no próximo dia 5 de outubro chamar a sociedade brasileira, por iniciativas as mais variadas, autônomas, independentes, a agir mostrando tanto o horror que há nos regimes ditatoriais – repressão, censura, tortura e, também, fome e miséria – quanto as qualidades da democracia. Pois foi o regime democrático que permitiu tirar o Brasil do Mapa da Fome, mudar completamente o perfil da comunidade acadêmica, tornando-a mais representativa da diversidade social brasileira, e muito mais que isso.

Não podemos depender apenas das instituições para garantir a democracia, e isto embora saudemos o papel do Tribunal Superior Eleitoral nas últimas eleições, e do Supremo Tribunal Federal e o do Ministério da Justiça na defesa da democracia contra as ações golpistas de um ano para cá. Necessitamos ancorar os valores democráticos, que são os valores éticos de nosso tempo, na psique de nossa sociedade.

Para isso, conclamamos a sociedade brasileira: Temos nojo e ódio da ditadura, como disse o dr. Ulysses Guimarães ao assinar a Constituição de 1988. Traidor à Constituição é traidor da Pátria.

Viva a democracia!

E lutamos pela educação e pela ciência, para o progresso da sociedade brasileira.

Brasil, 25 de setembro de 2023.

Diretoria da SBPC

Envie sua atividade até 03 de outubro pelo formulário: https://forms.gle/MZfyoLSb1EWP5q377

 

Capa: Freepik.com
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados