C&C 3E23 - video 1 - capa site

Políticas de ciência, tecnologia e inovação na América Latina

Transformações na região impulsionam necessidade de investimentos em ciência e tecnologia

 

Os países da América Latina estão passando por rápidas e profundas transformações tanto políticas quanto econômicas. Têm, agora, presidentes eleitos democraticamente, privatizações em larga escala, e economias abertas. Essas transformações exigem também uma mudança de postura por parte da comunidade científica e das universidades desses países.

Nas décadas de 1970 e 1980, grande parte da América Latina estava sob regimes militares, caracterizados por economias fechadas e altas barreiras à importação. Mas, no final dos anos 1980, esse modelo econômico colapsou na região. Dívidas externas crescentes e inflação descontrolada provocaram um choque econômico. A defasagem tecnológica aumentou, enquanto a necessidade de inovação se tornou mais premente. Novos governos eleitos responderam com políticas de abertura de mercado, mas isso também resultou em desindustrialização e uma perda de capacidade inovadora em muitos países. “O problema da América Latina é a inconstância de governo. Um problema inclusive de solidificar a democracia nos países latino-americanos. Então essa falta de continuidade científica prejudica uma maior integração”, pontua Ana Tereza Vasconcelos, pesquisadora do Laboratório Nacional de Computação Científica (MCTI) onde coordena o Laboratório de Bioinformática e a Unidade de Genômica Computacional Darcy Fontoura de Almeida.

A América Latina agora enfrenta o desafio de impulsionar investimentos em ciência e tecnologia e repensar as políticas de cooperação para expandir a pesquisa e o desenvolvimento entre seus países membros. A integração da comunidade científica latino-americana pode não apenas dar visibilidade às pesquisas e aos pesquisadores, mas também reduzir a lacuna tecnológica que perpetua as desigualdades econômicas e sociais. “Eu acho que tem algumas coisas que poderiam ser feitas. Uma delas é realmente fazer um plano da América do Sul, integrado entre os países”, defende Paulo Roberto Feldmann, professor do Departamento de Administração (FEA) da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador de projetos da Fundação Instituto de Administração (FIA).

Embora tenha havido avanços na construção de uma institucionalidade mais robusta em ciência, tecnologia e inovação em vários países da região, é necessário um papel mais ativo desses setores nas políticas de desenvolvimento econômico, produtivo e social. A América Latina ainda enfrenta o desafio de garantir que a ciência e a tecnologia desempenhem um papel central em suas políticas. “A ciência na América Latina ainda precisa reforçar a sua interface com a sociedade, especialmente na área de formulação de políticas públicas, é preciso ter uma rede densa de colaboração entre a ciência e setores dentro do governo”, finaliza Elizabeth Balbachevsky, professora do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora científica do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da USP (NUPPs).

Assista ao vídeo:

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados