C&C 4E23 - podcast 1 - capa site

O desastre em Mariana e a luta pela recuperação do Rio Doce

Ouça ao primeiro episódio da série de podcasts que analisam o impacto do rompimento da Barragem do Fundão e os desafios contínuos na restauração ambiental e social

 

Em 5 de novembro de 2015, um marco trágico ecoou pelos vales de Mariana, quando a Barragem do Fundão, pertencente à Samarco Mineração S.A., sucumbiu, desencadeando um dos piores desastres ambientais da história brasileira. O acidente liberou cerca de 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineraçãoformados, principalmente, por óxido de ferro, água e lama – rejeitos que podem devastar grandes ecossistemas. A enxurrada de rejeitos alcançou o Distrito de Bento Rodrigues, a aproximadamente 5 km de distância, seguiu para o Rio Gualaxo do Norte, percorrendo 55 km até desembocar no Rio do Carmo e, posteriormente, atingir o Rio Doce. Os danos se estenderam pelo litoral do Espírito Santo, gerando impactos ambientais devastadores que persistem até os dias atuais.

Em uma série de três episódios, o podcast produzido pela Univale especialmente para a Ciência & Cultura, traz três olhares diferentes – de especialistas, de ONGs e de quem vivenciou a tragédia – sobre o desastre de Mariana, suas consequências, e as estratégias necessárias para a recuperação ambiental.

Ouça ao episódio 1:

Você também pode assistir ao Videocast:

 

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados