expoct

76ª Reunião Anual da SBPC traz tecnologias, produtos e serviços científicos desenvolvidos no País na ExpoT&C

Abertura oficial da tenda será no dia 8 de julho, às 8h, no campus Guamá da UFPA em Belém

 

A ExpoT&C, uma das principais atividades da 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), reunirá este ano mais de 45 expositores, de universidades e institutos de pesquisa públicos e privados, a empresas, órgãos governamentais, sociedades científicas, agências de fomento etc. A atividade apresentará as mais avançadas tecnologias, produtos e serviços desenvolvidos no País.

A mostra de ciência, tecnologia e inovação será aberta ao público oficialmente no dia 8 de julho, às 8h. A solenidade de abertura terá participação de Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, e Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, entre outras autoridades.

Este ano, a ExpoT&C será montada em uma área de 4.000m² com um espaço climatizado e contará com mais de 800 pessoas trabalhando na exposição de projetos e iniciativas inovadores durante a semana do evento.

O público poderá visitar e conhecer as mais importantes instituições científicas do País, como, por exemplo, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Painel Científico para a Amazônia (SPA), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Centro Alemão de Inovação em Pesquisas (DWIH).

Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, ressalta que a importância da ExpoT&C é mostrar ao público as aplicações da ciência produzida nas instituições do País e seu potencial de gerar riquezas. “Esse encontro é mais uma oportunidade da SBPC mostrar como a ciência pode ajudar a potencializar a produção do País. Nós sabemos que o Ministério da Ciência, desde o começo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, ao qual se agregou, na década de 2010, o termo, hoje tão celebrado, no setor produtivo de inovação. Nós queremos, então, que esse círculo virtuoso entre ciência e produção de bens e serviços seja cada vez mais valorizado em nossa sociedade.”

A ExpoT&C foi realizada pela primeira vez em 1993, durante a 45ª Reunião Anual da SBPC na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife (PE), com o objetivo de ampliar a visibilidade da atividade científica e tecnológica nacional. Inicialmente chamada de “Expociência”, a mostra ganhou o atual nome em 2006, em sua 14ª edição, na 58ª Reunião Anual da SBPC, realizada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

 

Reunião Anual

A 76ª Reunião Anual da SBPC será realizada em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) de 7 a 13 de julho em Belém, e terá como tema a “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”.

A cerimônia de abertura do evento será no dia 7 de julho, no Theatro da Paz, na capital paraense. A programação seguirá ao longo da semana, de  8 a 13, no campus Guamá da UFPA, e contará também com transmissão de atividades pelos canais da SBPC e da UFPA no YouTube.

O evento é uma realização da UFPA e da SBPC, que tem como sócios institucionais a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os patrocinadores são a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), a Finep, Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Esta Reunião Anual tem como parceiros institucionais a Universidade do Estado do Pará (Uepa), o Instituto Federal do Pará (IFPA), a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).

Conta, também, com o apoio da Prefeitura de Belém, da Semec, da Secretaria de Estado de Cultura-SECULT-PA, da Capes, do CNPq, do Ministério da Educação, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Ministério de Desenvolvimento Social.

Para mais informações: https://ra.sbpcnet.org.br/76RA/

Jornal da Ciência

 

Capa. ExpoT&C. Divulgação
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados