pioneiras - 1

Celebrando as pioneiras da ciência no Brasil

Conheça as mulheres que tiveram papel fundamental na ciência brasileira

 

Elas são muitas – e estão em todas as áreas: história, geografia, biologia, matemática, física, química, medicina… As mulheres tiveram um papel fundamental para o avanço e a ampliação do conhecimento científico e tecnológico no Brasil. Porém, até hoje permanecem em segundo plano na história da ciência brasileira.

Para mudar esse cenário, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou, em 2013, o projeto Pioneiras da Ciência no Brasil. Esta é uma das ações do programa Mulher e Ciência, criado há mais de dez anos para promover a participação feminina nas ciências e nas carreiras acadêmicas, além de estimular a reflexão acerca das relações de gênero no país. O programa é executado em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Ministério da Educação (MEC) e Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM).

O objetivo é destacar a fundamental contribuição de inúmeras mulheres – e sua luta por espaço – na ciência brasileira. O estabelecimento de modelos femininos é um importante recurso para diminuir os estereótipos de gênero e motivar as meninas e as mulheres para as carreiras científicas e para as ciências em geral. A divulgação de suas histórias não somente cria modelos como mostra os caminhos abertos por elas, atribuindo créditos às suas destacadas colaborações e permitindo melhor compreensão sobre a história da ciência e tecnologia no Brasil.

O Pioneiras da Ciência já homenageou 89 cientistas que tiveram vida acadêmica ativa a partir dos anos 1920 em sete edições. Conheça todas elas aqui:

 

7ª Edição – Pioneiras da Ciência no Brasil

 

6ª Edição – Pioneiras da Ciência no Brasil

 

5ª Edição – Pioneiras da Ciência no Brasil

 

4ª Edição – Pioneiras da Ciência no Brasil

 

3ª Edição – Pioneiras da Ciência no Brasil

 

2ª Edição – Pioneiras da Ciência no Brasil

 

1ª Edição – Pioneiras da Ciência no Brasil

 

Você também pode assistir aos vídeos no YouTube!

 

 

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados