ciencia aberta mailchimp

SBPC e ABC encaminham contribuições para a ENCTI 2024-2034

No documento, entidades alertam para ausência de políticas voltadas à inclusão ao mercado de trabalho, falta de segurança do financiamento do setor e carência de metodologias de monitoramento e avaliação das políticas científicas.

 

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) apresentam as suas contribuições ao texto da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2024–2034, atualmente em consulta pública até o dia 30 de janeiro.

As contribuições estão compiladas em um documento, resultado de um processo de escuta e reflexão coletiva envolvendo as Diretorias, o Conselho da SBPC e as Sociedades Científicas Afiliadas (SCAs). O objetivo é trazer pontos qualificados e ancorados nos debates da 5ª Conferência Nacional de CT&I (5ª CNCTI) e na avaliação crítica do funcionamento do Sistema Nacional de CT&I.

A SBPC convida todas as Sociedades Científicas Afiliadas a compartilharem o documento em suas redes de divulgação.

Para as entidades, embora a ENCTI 2024–2034 se declare fortemente ancorada nas deliberações da 5ª CNCTI, ainda carece de maior transparência quanto à incorporação efetiva de políticas e aos critérios utilizados para priorização, consolidação ou exclusão de propostas.

A SBPC e a ABC também ressaltam que o documento da Estratégia Nacional de CT&I peca por não trazer diretrizes em prol de uma articulação explícita entre Ciência, Tecnologia e Inovação e mercado de trabalho, estimulando a formação profissional e geração de empregos qualificados.

Outro ponto é a questão de financiamento das políticas científicas. Por mais que a ENCTI defenda o investimento de 2% do PIB (Produto Interno Bruto) em Pesquisa & Desenvolvimento, ela não diferencia as fontes de financiamento públicas e nem defende a criação de mecanismos para a estabilidade dos recursos – hoje, os investimentos em CT&I são vulneráveis a ciclos fiscais e decisões conjunturais.

Além disso, o documento chama a atenção para a ausência de um modelo robusto de monitoramento, avaliação e revisão das políticas científicas:

“A Estratégia reconhece a importância do monitoramento, mas transfere essa responsabilidade para o futuro PACTI [Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação], e não define indicadores-chave de desempenho, metas intermediárias, periodicidade de avaliação, instância responsável independente e mecanismos de correção de rota”, aponta o documento.

As entidades concluem que a não incorporação dos apontamentos listados no documento pode fazer com que a ENCTI 2024-2034 reproduza padrões históricos das outras Estratégias Nacionais de CT&I elaboradas no Brasil em anos anteriores, se tornando “robustas no plano retórico, mas frágeis na execução, e com custos elevados para a soberania científica, tecnológica e social do País.”

Veja o documento na íntegra.

Consulta pública da ENCTI é prorrogada até 30 de janeiro

A consulta pública para a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) foi prorrogada até o dia 30 de janeiro. Por meio do portal Brasil Participativo, do Governo Federal, todo cidadão pode consultar o documento da ENCTI e encaminhar suas contribuições.

A ENCTI é um documento que direcionará as políticas científicas nacionais durante 10 anos, considerando o período de 2024 a 2034. Ela nasceu dos debates e da participação de mais de 100 mil pessoas no decorrer da programação da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI).

É possível consultar o documento completo da ENCTI neste link. Para enviar suas contribuições, é necessário acessar a página correspondente à ENCTI no portal Brasil Participativo, que reúne as consultas públicas realizadas pelo Governo Federal à população. Também é importante que, ao encaminhar sua sugestão acerca do documento, que a pessoa especifique a página, o tópico ou item a que se refere.

A consulta pública sobre a ENCTI está dividida em três partes. Cada pessoa pode enviar suas colaborações sobre os Fundamentos e Contexto da ENCTI 2024-2034, os Quatro Eixos Estruturantes da ENCTI e/ou acerca da Governança e Diretrizes de Implementação da ENCTI. Para mais informações, é possível consultar uma página de passo a passo no Brasil Participativo.

 

Jornal da Ciência

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados