fritz

SBPC realiza lançamento virtual da segunda edição do e-book “Fritz Müller 200 anos: legado que ultrapassa fronteiras”

Evento será realizado no dia 29 de março, às 19h, com transmissão pelo canal da entidade no YouTube

No dia 29 de março, às 19h, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em parceria com o Grupo Desterro Fritz Müller – Charles Darwin 200 anos, lança virtualmente a segunda edição do e-book “Fritz Müller 200 anos: legado que ultrapassa fronteiras”. A obra é resultado de sete webinários organizados pelo Grupo Desterro em 2020 para os professores da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina, com a participação de cerca de 700 professores. O lançamento terá transmissão pelo canal da SBPC no YouTube.

Estes seminários virtuais contaram com a colaboração de estudiosos, pesquisadores e professores das áreas das ciências naturais, educação, divulgação científica, arte e patrimônio cultural do estado de Santa Catarina e do País. As ricas discussões destes eventos serviram de base para elaboração de um livro eletrônico (E-book), como material de apoio pedagógico para a educação básica, condensando em um único suporte, conteúdos que podem ser adaptados para diferentes níveis de ensino, acompanhado de ilustrações de apoio, oportunizando assim, a divulgação ao grande público, do extraordinário legado científico de Fritz Müller, para ser lido e saboreado como se fosse uma viagem, sem data para terminar, onde o prazer do percurso é o mais importante.

O livro é a materialização de trabalhos relacionados ao bicentenário de nascimento de Johann Friedrich Theodor Müller, que nasceu na Alemanha, no dia 31 de março de 1822 e chegou no Brasil em 1852. Colono e lavrador no Vale do Itajaí (atual Blumenau), Fritz Müller foi um grande naturalista e, também, professor de matemática e ciências naturais na educação básica. Em 1864, publicou o livro “Für Darwin”, na Alemanha, cinco anos após o britânico publicar “A origem das espécies”. O livro impressionou tanto Darwin, que ele mesmo pagou a tradução do alemão e a publicação da obra em inglês sob o título “Facts and Arguments for Darwin”. Os dois mantiveram uma intensa correspondência e amizade até a morte de Darwin, em 1882. Fritz Müller é o terceiro cientista mais citado em “A origem das espécies” e publicou cerca de três centenas de artigos científicos, grande parte deles em periódicos internacionais, como a Nature.

Coordenado por Mário Steindel, professor do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenador científico do Grupo Desterro Fritz Müller – Charles Darwin 200 anos, o evento contará com a participação de Alberto Lindner, professor da UFSC; Ana Maria Ludwig Moraes, membro do Instituto Histórico de Blumenau; Carlos Rogerio Tonussi, professor associado da UFSC; Dolores Carolina Tomaselli, presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC); Ildeu de Castro Moreira, professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e presidente de honra da SBPC; Klaus Hartmann Hartfelder, professor titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP); Lauro Eduardo Bacca, professor do quadro do Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB); Luis Roberto Fontes, médico legista do Instituto Médico-Legal de São Paulo (IML-SP); Marcondes Marchetti, do Grupo Desterro Fritz Müller-Charles Darwin 200 anos; Maria Cristina Tonussi, a ilustradora botânica e de fauna  e estudante da UFSC; e Maria da Gloria Weissheimer, membro do Grupo Desterro Fritz Müller-Charles Darwin 200 anos.

Serviço

Lançamento do e-book “Fritz Müller 200 anos: legado que ultrapassa fronteiras”

Data: 29 de março

Horário: das 19h00 às 20h30.

Acesso: Transmissão pelo canal da SBPC no YouTube

Jornal da Ciência

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados