school

Estudo aponta que aprendizado híbrido pode reduzir disseminação da covid-19

Aprendizagem híbrida utilizando dias escolares alternados diminuiu significativamente a propagação de doenças

O aprendizado híbrido — utilizando dias escolares alternados para crianças — pode reduzir significativamente a disseminação de doenças. Em comparação, o fechamento total em favor do aprendizado remoto oferece pouca vantagem adicional, além de impor um desgaste emocional muito maior em cima de alunos e professores. Os dados foram apresentados por um estudo realizado por pesquisadores do Georgia Institute of Technology, nos Estados Unidos, publicado em abril na revista BMC Public Health.

Segundo os autores do estudo, o objetivo foi investigar os prós e os contras do fechamento total das escolas durante a pandemia tendo em vista se os benefícios da medida para proteger os cidadãos da covid-19 compensariam os custos sociais e os impactos na educação. A pesquisa mostrou que a medida trouxe benefícios reais na redução de infecções, especialmente na ausência de intervenções farmacêuticas eficazes. Porém, também apontou que a maioria dos benefícios poderia ser alcançada com uma abordagem híbrida.

Resultados

Usando um modelo de simulação baseado em agente da disseminação da covid-19, os pesquisadores projetaram o impacto de várias estratégias de reabertura das escolas: fechamento completo, dias letivos alternados, apenas crianças mais novas, e regular (ou seja, todos os alunos retornando ao aprendizado presencial). Os resultados mostraram que a porcentagem da população infectada reduziu em 13%, 11%, 9% e 6% em cada estratégia, respectivamente, em comparação com a reabertura das escolas com frequência regular.

O estudo concluiu que algum nível de fechamento — apenas crianças mais novas, dias alternados e completamente remoto — oferece uma redução significativa nas infecções em toda a comunidade. Porém, quando compararam o fechamento completo com uma abordagem híbrida, a diferença entre os benefícios foi mínima. Segundo os autores, a implementação de um modelo de dias alternados é desafiadora, mas pode trazer benefícios à saúde pública no início da pandemia ou durante uma nova onda, proporcionando benefícios sociais e de aprendizado também.

 

Imagem: Freepik.com
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

3 comments
  1. whoah this blog is wonderful i really like reading your articles. Keep up the great paintings! You realize, a lot of people are hunting round for this info, you could help them greatly.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados