ciencia

SBPC celebra Dia Nacional da Ciência com mesa-redonda sobre impactos das diferentes ciências para o País

O evento será transmitido nesta sexta-feira, 8 de julho, às 10h, pelo canal da SBPC no YouTube. Além do painel, a SBPC divulga os eventos realizados pelas Secretarias Regionais da entidade, por Sociedades Científicas afiliadas, universidades e demais instituições e organizações

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) celebrará no dia 8 de julho o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador com a realização da mesa-redonda online “Ciência para todos: impactos das diferentes ciências para o nosso país”. O evento será transmitido pelo canal da SBPC no YouTube, a partir das 10h.

Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, aponta para a relevância do tema do painel, que enfatiza o quanto a ciência está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e social de um país. “Falta ainda no Brasil a consciência do papel decisivo que a ciência tem para seu progresso. Hoje não há mais desenvolvimento econômico sem ciência embutida. É importante lembrar que foi a ciência, por exemplo, que permitiu o desenvolvimento rápido de vacinas contra covid-19. Temos hoje diversos imunizantes para combater a doença e é perceptível a queda do número de mortes com o avanço da vacinação. Ou seja, as vacinas são um grande exemplo de como a ciência melhora a vida das pessoas”, comenta.

Janine Ribeiro lamenta, no entanto, o desfavorecimento que o conhecimento vem tendo nos últimos anos, com cortes profundos de financiamento e falta de incentivo político. “Nós estávamos em um avanço muito grande em termos de redução da fome, de redução das desigualdades, de melhorias na educação e na saúde, graças à ciência. E, de uns poucos anos para cá, está tendo um retrocesso nisso tudo. Sem ciência, o Brasil está fadado ao atraso”, diz.

Coordenado pelo presidente da SBPC, o evento contará com a participação de Antonio José Roque da Silva, professor titular da Universidade de São Paulo (USP) e diretor geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Josefa Salete Barbosa Cavalcanti, professora titular do Departamento de Sociologia do Centro de Filosofia e Ciências e dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia e em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Santuza Maria Ribeiro Teixeira, professora titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Segen Farid Estefen, professor titular de Estruturas Oceânicas e Engenharia Submarina do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ).

A criação das leis que celebram o Dia Nacional da Ciência (Lei nº 10.221, de 18 de abril de 2001) e o Dia Nacional do Pesquisador (Lei nº 11.807, de 13 de novembro de 2008) são homenagens à data em que a SBPC foi fundada, 8 de julho de 1948, em São Paulo.

Além do painel, a SBPC concentrará os eventos relacionados às celebrações realizados pelas Secretarias Regionais da entidade, por Sociedades Científicas afiliadas, universidades e demais instituições e organizações numa página no site da entidade. Veja aqui toda a programação.

Serviço

Painel: “Ciência para todos: impactos das diferentes ciências para o nosso país”

Data: 08/07/2022

Horário: 10h

Local: Canal da SBPC no YouTube

Jornal da Ciência

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados