teens

SBPC Jovem: Ciência mão na massa

SBPC Jovem funcionará de 25 a 30 de julho no campus Darcy Ribeiro da UnB. A atividade da 74ª Reunião Anual é aberta para todos – e o melhor: as atrações são gratuitas

Paralelamente à programação científica, a 74ª Reunião Anual da SBPC, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e a Universidade de Brasília (UnB) realizam a já tradicional SBPC Jovem. Com uma programação voltada para estudantes do ensino básico e público em geral, a atividade contará com dezenas de atrações para os participantes da RA colocarem a mão na massa e interagirem com experimentos científicos e atrações cheias de tecnologias.

A SBPC jovem funcionará de 25 a 30 de julho, no campus Darcy Ribeiro da UnB, em Brasília, e será aberta para todos. E o melhor: as atrações são todas gratuitas!

Com o objetivo de promover o contato de crianças e jovens com o conhecimento científico e com pesquisadores, instituições e laboratórios de todo o País preparam atrações interativas para despertar o interesse desse público pela ciência, tecnologia e inovação.

Entre as atividades, a Agência Espacial Brasileira, por meio do Programa AEB Escola realizará um “Quiz Espacial”, projeções de vídeos astronômicos, em um planetário inflável, oficinas de carrinho foguete, de foguete de garrafa pet e de montagem de dobraduras, e muito mais.

CED Stella dos Cherubins apresentará o projeto de gamificação do ensino via RPG, que está em curso na escola. Neste projeto, os participantes constroem suas personagens, definindo atributos que demarcam as características de cada um.

PETi-Biotecnologia realizará a exposição “Cotidiano cientista”, com  experimentos práticos em conceitos básicos em ciência, de forma lúdica, criativa e interativa.

Instituto de Física da UnB fará uma exposição remota da rede mundial de pêndulos. Além do acesso à rede remota de pêndulos, serão realizados experimentos interativos para demonstrar a física em ação.

Fiocruz estará entre os expositores da SBPC Jovem, ocupando um espaço de quase 100 metros quadrados, onde os visitantes poderão participar de diversas atividades interativas de divulgação científica e conhecer melhor as diferentes atividades da Fundação, como a produção de vacinas e as coleções biológicas.

Instituto Federal de Brasília (IFB) preparou 20 oficinas para a SBPC Jovem. As atrações incluirão desde a produção de álcool em gel e líquido até o tingimento de tecidos com materiais do Cerrado. Também um pouco de gastronomia, moda e tecnologia, com receitas à base de mandioca, desfiles de moda e oficina de mobiliário que ensinará a aplicar resina epóxi para fazer as peças ilustram um pouco dessa diversidade preparada para o público do evento.

E tem muito mais. Confira aqui a programação completa e participe!

Jornal da Ciência

 

Imagem de capa: Alexis Brown| Unsplash.com
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados