faces da ciencia

SBPC traz cinco exposições sobre ciência para a UnB

Mostras no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília terão curiosidades sobre história, pesquisas, pesquisadoras e como as pessoas podem interagir com o universo da Ciência. Todas são gratuitas e abertas ao público!

 

O público da 74ª Reunião Anual da SBPC terá a chance de visitar cinco exposições científicas que trazem curiosidades sobre história, pesquisas, pesquisadoras e como as pessoas podem interagir com o universo da Ciência.

Todas as mostras são gratuitas e abertas para todos!

Confira o que vai rolar na RA:

 

Faces da ciência no Brasil

Inspirada nas celebrações dos 200 anos da Independência do Brasil, a exposição apresenta um conjunto de cientistas brasileiro(a)s e suas contribuições para a ciência brasileira nos últimos 200 anos, em todas as áreas do conhecimento e provenientes de diversas regiões brasileiras.

Produtor: Entrequadra
Curadoria: Ildeu de Castro Moreira

Patrocinador: SBPC e as demais entidades da ICTP.br
Local: Entrada Norte do ICC

 

Exposição Fritz Müller 200 anos

A Exposição de artes visuais, faz uma referência ao legado do naturalista teuto-brasileiro, Fritz Müller em favor da Teoria da Evolução das Espécies por meio de Seleção Natural proposta por Charles Darwin em 1859. Trata de aspectos científicos, históricos, educacionais, familiares e de sua contribuição para a Ciência Universal e da correspondência que mantinha com Darwin e com outros notáveis cientistas da época.
Produtor: Entrequadra
Curadoria e Design: Luiz Bernardes

Patrocinador: SBPC
Local: corredor do vão central do ICC

 

Ciência rima com Cordel

De seu acervo pessoal, o Prof. Ildeu Moreira de Castro escolheu mais de uma centena de cordéis tendo a ciência como inspiração, garimpados nas últimas décadas em suas incursões em feiras e outros espaços onde esse estilo de poesia particular do Nordeste é apresentado. Através da leitura dos cordéis, o leitor se permitirá também rever um pouco da percepção popular da ciência e a sua história nesse período.

Produtor e patrocinador: SBPC

Curador: Ildeu de Castro Moreira

Local: Corredor do ICC, na altura do Auditório 12.

 

Pioneiras da Ciência

A exposição traz a história de dezenas de mulheres pesquisadoras que participaram e contribuíram de forma relevante para o desenvolvimento científico e para a formação de recursos humanos para a ciência e tecnologia no Brasil. Estas pioneiras abriram as portas do saber e do poder. Do saber, porque cada uma delas teve um importante papel para sua área de conhecimento. Do poder, porque provaram que as mulheres não são só aptas para a ciência quanto esta não pode prescindir de sua contribuição.

Produtor: CNPq

Patrocinador: CNPq e Secretaria de Política para as Mulheres

Local: Corredor do ICC, Ala Sul, na altura do Auditório 14.

 

O Metaverso da Urna Eletrônica 

A exposição mistura elementos das exposições tradicionais (objetos estáticos, banners, painéis e peças físicas, projeção de vídeo) com experiência virtual, em um espaço virtual interativo que permite acesso a informações educativas que contribuem para o melhor conhecimento do sistema eleitoral brasileiro e a tecnologia associada a apuração segura dos votos.

Serão oferecidos equipamentos de acesso a conteúdos de  Realidade  Virtual, como óculos especiais,  que permitirão ao visitante uma experiência imersiva no Metaverso da Urna Eletrônica. Também serão apresentados conteúdos de Realidade Aumentada, a partir da visualização de painéis através de aparelhos celulares.

Curador: Acoli Antônio de Olivo
Produtor: Júlio Cancellier
Patrocinador: SINDCT – Sindicato Nacional dos Servidores Públicos das Carreiras de C&T do Setor Aeroespacial

Local: Expot&c (Tenda da UnB – Centro Comunitário Athos Bulcão).

Jornal da Ciência

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados