Há 200 anos nascia o cientista que transformou a Biologia e veio a ser o patrono da Ecologia
Alemão naturalizado brasileiro, Fritz Müller realizou pesquisas que contribuíram para a ciência nacional e internacional, entre elas a primeira comprovação factual da teoria da evolução das espécies de Charles Darwin e Alfred Wallace.
Chegou ao Brasil aos 30 anos, em 1852, e aqui viveu seus outros 45 anos de vida dedicados à pesquisa e à educação. Filósofo e médico de formação, Müller produziu 271 trabalhos científicos. Era um homem simples que gostava de andar descalço e observar a natureza de perto em suas caminhadas pelas matas de Santa Catarina, onde se instalou com a família e nunca mais saiu, até 1897, quando morreu aos 75 anos.
Fritz Müller nasceu em 1822, mesmo ano da independência do Brasil. “Nós comemoramos os 200 anos de nascimento dele e o nosso propósito hoje é espalhar a sua história para que o Brasil cultue seus grandes cientistas, entre eles Fritz Müller”, declara o biólogo e médico Luiz Roberto Fontes, que traduziu do alemão para o português o livro “Para Darwin”, de Fritz Müller.
Também em seu relato em vídeo, o professor Mário Steindel, titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no Centro de Ciências Biológicas (CCB), destaca a grande importância de Fritz Müller. “Tivemos três grandes naturalistas do século XIX, que foram Charles Darwin, Alfred Wallace e Fritz Müller”, diz.
Assista na íntegra o vídeo sobre a história de Fritz Müller.