piraja

SBPC realiza Série de Conferências “Contagem Regressiva para o Bicentenário: Rumos à Independência”

Com sessões de 30 de agosto a 6 de setembro, a série irá discutir temas sobre meio ambiente, saúde, educação, industrialização e como a ciência pode contribuir para a soberania e independência nacional

Com o objetivo de iniciar as discussões sobre os 200 anos da Independência, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza de 30 de agosto a 6 de setembro a série de Conferências “Contagem Regressiva para o Bicentenário: Rumos à Independência”. As atividades serão presenciais e também com transmissão pelo canal da SBPC no Youtube.

Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, comenta que esta é uma ótima oportunidade para deixar claro como a ciência, a tecnologia, a inovação, a educação, a cultura, a saúde, o meio ambiente e a inclusão social, valores que a SBPC defende e apoia desde sua fundação, são decisivos para garantir a soberania nacional.

“A independência não é algo que só se refere ao passado. Por isso, queremos debater o presente e pensar o futuro. Mostrar como que esse círculo virtuoso –ciência, tecnologia, inovação, educação, cultura, saúde, meio ambiente e inclusão social  – pode garantir a soberania do Brasil”, diz.

Cláudia Linhares Sales, diretora da SBPC, conta que os temas foram escolhidos com a intenção de capturar o momento atual, de crises em vários aspectos. Segundo ela, que somente com a ciência o País poderá alcançar a real independência e é isso que os debates querem mostrar. “São temas importantes que não podem passar em branco nessa reflexão sobre a Independência. Os desafios que a nação brasileira enfrenta atualmente são gigantes. A gente não vai sair da crise da educação ou do meio ambiente sem ciência. A gente não vai alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável sem ciência”, diz.

As sessões trarão discussões sobre como a ciência contribui para a soberania e independência nacional em diversos setores. Entre os temas discutidos estão “Ciência e desenvolvimento industrial”, “Ciência e meio ambiente”, “Ciência e educação”, “Ciência e saúde” e “Ciência e desenvolvimento sustentável”.

A programação completa será divulgada pela SBPC no JC Notícias e em suas redes sociais – Facebook, Twitter e Instagram. Acompanhe e participe!

SBPC

 

Capa: “Batalha do Pirajá”, por Caribé. Reprodução.
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados