As ciências básicas fornecem os meios essenciais para enfrentar desafios como o acesso universal a alimentos, energia, cobertura de saúde e tecnologias de comunicação
2022 é o Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável. A data foi definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ressaltar a ligação entre as ciências básicas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e destacar os possíveis impactos das ciências básicas para esses objetivos.
As ciências básicas ajudam a identificar mecanismos para usar adequadamente o conhecimento e transferir tecnologia. O objetivo é contribuir para alcanças a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável – um programa adotado em 2015 pela ONU visando assegurar um desenvolvimento equilibrado, sustentável e inclusivo do planeta.
O Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável (International Year of Basic Sciences for Sustainable Development – IYBSSD) centra nas ligações entre as ciências básicas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. As ciências básicas fornecem os meios essenciais para enfrentar desafios cruciais, como o acesso universal a alimentos, energia, cobertura de saúde e tecnologias de comunicação. Eles nos permitem entender o impacto dos atuais quase 8 bilhões de pessoas no planeta e agir para limitá-lo, e às vezes até reduzi-lo: destruição da camada de ozônio, mudanças climáticas, esgotamento dos recursos naturais, extinção de espécies vivas.
Participação
De 01 de julho de 2022 a 01 de julho de 2023, academias e associações científicas em todo o mundo realizarão eventos, palestras, reuniões e outras ações para demonstrar a importância da ciência básica para o futuro. No Brasil, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciência (ABC) são parceiras desta iniciativa e participarão das atividades oficiais, assim como da avaliação de propostas para eventos a serem organizados oficialmente no âmbito do Ano Internacional das Ciências Básicas.
As entidades lançaram a versão em português do site do Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável 2022-23. O site irá listar todas as atividades organizadas oficialmente no âmbito do Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável.
As associações científicas já podem submeter propostas de atividades para análise. O processo é simples, basta acessar o formulário na página da SBPC e da ABC e enviar as propostas.