urna

Com proximidade de eleições, SBPC alerta para voto consciente

A SBPC não pode e não vai fazer campanha política. Mas pode e deve pedir a todos os cidadãos que confiram o que cada candidato(a) fez ou promete fazer pela educação, ciência, saúde, meio ambiente, cultura e democracia a partir do próximo ano, diz Renato Janine Ribeiro, presidente da entidade

 

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lançou um alerta pelo voto consciente nas eleições que acontecem no próximo domingo, 2 de outubro. Em uma série de vídeos postados nas redes sociais, membros da Diretoria da entidade falam da importância das pessoas se informarem e refletirem sobre quais candidatos oferecem propostas para um País que respeita a democracia, que valoriza a Educação, a diversidade cultural, étnica, religiosa, a integridade e o Meio Ambiente, e que apoia o conhecimento científico como forma de superar os imensos desafios sociais e econômicos que o Brasil tem pela frente.

Conforme rege seu Estatuto, “é vedada à SBPC a participação direta em campanhas de interesse político-partidário ou eleitorais, sob quaisquer meios ou formas”, ou seja, a SBPC não é nem deve ou pode ser partidária. Por estas razões, a SBPC não toma posição em favor de candidaturas ou de partidos.

No entanto, a SBPC pode e deve, em período eleitoral ou fora dele, informar a opinião pública sobre as necessidades principais da sociedade brasileira para o desenvolvimento justo e sustentável do País.

É este o objetivo desta campanha, lançada a poucos dias das eleições: sem nomes de candidatos, ou partidos, a entidade alerta para a importância deste pleito.

No primeiro vídeo da série, o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, conclama todos a olharem com muita atenção, na hora de escolher em quem votar, quais são as posições e propostas de cada concorrente, tanto ao Executivo, quanto ao Legislativo, para educação, ciência, saúde, meio ambiente, cultura e democracia.

“Pensem bem e escolham bem seus candidatos, porque está em nossas mãos o futuro do País no dia da eleição. Votem com atenção”, diz.

Assista ao vídeo na íntegra neste link.

Jornal da Ciência

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados