school

Programa “SBPC vai à escola” lança edital para projetos

Prazo para submissão de propostas vai até 07 de novembro

 

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lançou nesta segunda-feira (26) o edital 2022 do programa “SBPC vai à Escola”. Voltado para escolas estaduais e municipais de Ensino Fundamental e Médio, o programa tem como principal objetivo a realização de atividades de divulgação da ciência, de estímulo ao interesse pelo conhecimento científico e de fomento à criatividade das crianças, adolescentes e jovens, abrangendo, eventualmente, atividades voltadas à formação de professores de ensino Fundamental e Médio.

Considerando que a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) definiram o período de 2022-23 como o Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, a SBPC incentiva fortemente a submissão de propostas que contemplem atividades neste tema, cujo objetivo é ressaltar a ligação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e destacar os possíveis impactos das ciências básicas para a realização desses objetivos. São também incentivados os projetos que abordem quaisquer dos 17 ODS, e, preferencialmente, aqueles que articulem três ou mais ODS.

O envio de propostas pode ser estimulado pelas Secretarias Regionais de suas regiões. É desejável, porém não obrigatório, que sejam feitas parcerias com as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação, bem como Sociedades Científicas, para mobilizar seus pesquisadores a participarem do projeto e estreitarem parcerias com a SBPC. Para Cláudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC, as atividades são “completamente pensadas para as realidades locais, de público-alvo e de infraestrutura das escolas e das secretarias de educação dos municípios e estados onde se desenrolam.”

Os interessados devem ser sócios ativos da SBPC, detentores do título de mestre ou doutor, e encaminharem as propostas para análise até o dia 07 de novembro de 2022.

As propostas devem ser submetidas por meio do formulário disponível em  https://forms.gle/DZXNtVpW8amjYEbV7. Cada projeto poderá ser financiado com até R$ 10.000,00 (dez mil reais). Os recursos devem ser utilizados entre 01 de fevereiro e 30 de novembro de 2023. A divulgação da lista das propostas aprovadas será feita a partir de 12 de dezembro de 2022.

Confira o Edital aqui.

SBPC

 

Capa: Kenny Eliason | Unsplash
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados