75 RA

Lançamento da 75ª Reunião Anual da SBPC acontece na solenidade de comemoração dos 110 anos da UFPR

O evento, que será realizado nesta quinta-feira (15), a partir das 19 horas, no Teatro da Reitoria da universidade federal paranaense, será transmitido ao vivo pelo canal da UFPR TV no YouTube

 

A 75ª Reunião Anual da SBPC será lançada oficialmente nesta quinta-feira, 15 de dezembro, durante a realização da solenidade de comemoração dos 110 anos da UFPR. O momento, que é simbólico, representa uma data histórica para a Universidade Federal do Paraná, assim como para a realização de mais uma edição do evento, nos dias 23 e 29 de julho de 2023.

O tema elencado “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido” destaca pontos essenciais ao processo de desenvolvimento justo, sustentável e democrático do país. Com conferências, mesas-redondas, webminicursos, painéis e sessões de pôsteres, a programação será preparada para posicionar e refletir o quanto  a ciência e a democracia são relevantes, neste processo.

De acordo com Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, a proposta da temática enriquece a ciência. “A SBPC se sente muito orgulhosa de participar da celebração dos 110 anos da Universidade Federal do Paraná e de, ao mesmo tempo, estar preparando a sua 75ª Reunião Anual, que será realizada justamente nesta importante universidade federal, em 2023. Para nós, este encontro, que terá por tema “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”, é da mais alta importância, porque marca a retomada do Brasil. Como estão dizendo muitos, o Brasil voltou. E retorna, então, a preocupação com a Educação, com a Saúde, com a Ciência, com a Cultura, o Meio Ambiente, enfim, com todos os valores que servem para uma sociedade avançar e crescer dentro de um espírito solidário e humano. E é nesta passagem de ano, em que este novo futuro se prepara para o Brasil, que temos o prazer de participar desta solenidade em Curitiba. É uma felicidade para todos nós”, afirma.

Na ocasião também serão lançados alguns materiais gráficos do evento. Como destaca a designer Sarah Scholz, responsável pelo desenvolvimento da identidade visual do evento, existe uma relação histórica neste processo. “Para a identidade visual da 75ª SBPC, trouxemos referências do painel “História da Tecnologia”, de autoria do artista paranaense Poty Lazzarotto. A proposta é relacionar a cultura, a arte e a ciência, representadas simbolicamente na construção da história da universidade com o estado do Paraná”, comenta.

A solenidade de aniversário da UFPR contará com a participação de autoridades internas e externas à Universidade, assim como homenagens institucionais e apresentações artísticas. Será uma sessão aberta à sociedade, construtora deste patrimônio da educação paranaense e nacional.

O evento que acontece nesta quinta-feira (15), a partir das 19 horas, no Teatro da Reitoria, será transmitido ao vivo pelo canal da UFPR TV no YouTube.

Para saber mais sobre a SBPC 2023, acesse o site oficial do evento da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. O canal, que traz informações a respeito das programações, editais e eixos do evento, contempla ainda espaço a respeito da Universidade, e da cidade de Curitiba. O site também traz canais de relacionamento, contatos e acesso às redes sociais oficiais.

UFPR

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados