mulheres

SBPC inicia celebrações do Dia Internacional das Mulheres nesta quarta-feira com almoço virtual

Com o tema “Mulheres e Meninas: poder e ciência na refundação do Brasil”, o evento contará com a participação das jovens cientistas premiadas e que receberam menções honrosas no 4º Prêmio Carolina Bori “Ciência & Mulher”, além de mulheres representantes de sociedades científicas e acadêmicas afiliadas à SBPC

 

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) inicia nesta quarta-feira, 1º de março, as celebrações do Dia Internacional das Mulheres como o almoço virtual “Mulheres e meninas: poder e ciência na refundação do Brasil”, com participantes da área de Biológicas e Saúde. O primeiro debate terá início a partir das 12h30, com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube. Os outros encontros serão realizados nos dias 3 e 6 de março, no mesmo horário.

Com abertura do presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, o evento terá uma apresentação artística a cantora Indiana Nomm.

Segundo Fernanda Sobral, vice-presidente da SBPC, o evento virtual tem por objetivo discutir as várias dimensões da mulher no contexto atual, no poder político e na academia, dar maior visibilidade ao trabalho realizado por elas e, ao mesmo tempo, incentivar as mais jovens a ocuparem cargos de liderança na academia. “Nós sabemos que elas precisam desse estímulo para entrar e crescer na carreira científica”, afirma.

Participarão dos debates mulheres ministras do governo atual e representantes de sociedades científicas e acadêmicas afiliadas à SBPC. Nesta quarta-feira, falarão no almoço virtual Elza Noronha, professora da Universidade de Brasília (UnB), representando a Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT); Naomi Kato Simas, professora da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), representando a Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia), e Ana Carolina Takakura, professora do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), representando a  Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBe).

O encontro também contará com a participação das vencedoras e menções honrosa na 4ª edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, promovido pela SBPC. Falarão sobre seus projetos: Anita de Souza Silva, graduada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), e Ariane Leite do Nascimento, graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), vencedoras no nível Graduação na área de Biológicas e Saúde. As menções honrosas na área Camila Vitória Ferreira Mendes, graduanda na Universidade Federal do Pará (UFPA), e Carolina Batista Nunes, graduanda em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O debate terá ainda a participação de Isabelle Almeida Novais, estudante da Escola Estadual Fernão Dias Paes, de São Paulo, e Amanda Ribeiro Machado, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, respectivamente vencedora e menção honrosa, no nível Ensino Médio da premiação.

Confira abaixo a programação do dia 1º de março:

 

Mesa da Área do conhecimento: Biológicas e Saúde

 

12h30 – Abertura

Renato Janine Ribeiro (USP/SBPC)

 

Apresentação artística – Indiana Nomm

 

Meninas na Ciência – Prêmio SBPC 2023 “Carolina Bori Ciência & Mulher” 

Futuras cientistas brasileiras de notório talento – Graduação e Ensino Médio

 

Nível Graduação:

Anita de Souza Silva (UFS)

Diagnóstico da leishmaniose visceral em cães e percepção dos tutores de cães e gatos sobre a doença

 

Ariane Leite do Nascimento (UFBA)

Botânica sempre viva

 

Camila Vitória Ferreira Mendes (UFPA)

Análise funcional de microRNAs na doença dermatológica vitiligo

 

Carolina Batista Nunes (UFRGS)

Conhecimento de pescadores sobre mudanças ambientais na água e no pulso de inundação dos rios Tapajós e Tocantins, Amazônia brasileira

 

Nível Ensino Médio: 

Isabelle Almeida Novais (EE Fernão Dias Paes/SP)

A influência da infraestrutura dos hospitais públicos na realização do diagnóstico da mielomeningocele fetal

 

Amanda Ribeiro Machado (IFRS)

Desenvolvimento de celulose bacteriana a partir dos resíduos do processamento da uva

 

Sociedades Científicas afiliadas à SBPC – Comentaristas 

Elza Noronha (UnB) – Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT)

Naomi Kato Simas (UFRJ) – Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia)

Ana Carolina Takakura (USP) – Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBe)

 

Transmissão pelo canal da SBPC no YouTube.

Jornal da Ciência

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados