SNCT

20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia discute “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”

Maior evento de popularização do país será realizado de 14 a 20 de outubro em escolas, universidades, museus, centros de pesquisa, parques e jardins botânicos

 

O tema da 20ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) será “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. O anúncio foi feito pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, nesta segunda-feira (10) durante videoconferência com representantes das secretarias estaduais de Ciência e Tecnologia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), além de comunidade científica. O maior evento de popularização da ciência do país será realizado de 14 a 20 de outubro.

A SNCT é coordenada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e ocorre nas escolas, universidades, museus, instituições de ciência e tecnologia, centros de pesquisa, parques e jardins botânicos. O tema escolhido faz alusão ao Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável e reconhece a importância das ciências básicas para atingir pelo menos sete dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo a ministra Luciana Santos, o objetivo é fortalecer a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que sofreu forte redução do número de participantes nos anos anteriores. Ela lembrou que, em 2018, o evento chegou a bater recorde de municípios inscritos, com 1.506 cidades participantes. “Em 2022, esse número baixou para 580 cidades e 235 projetos”, disse a ministra, lembrando da necessidade de resgatar e aproximar a ciência da população.

 

Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável

A ONU e a Unesco definiram 2022-23 como o Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável 2022-23 (IYBSSD, na sigla em inglês). O objetivo é ressaltar a ligação entre as ciências básicas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e destacar os possíveis impactos das ciências básicas para esses objetivos. Este ano será um momento chave de mobilização para convencer líderes econômicos e políticos, bem como o público, da importância da ciência básica para o nosso futuro.

O IYBSSD terá sua conferência de abertura no dia 8 de julho, na sede da Unesco, em Paris. De 01 de julho de 2022 a 01 de julho de 2023, academias e associações científicas em todo o mundo realizarão eventos, palestras, reuniões e outras ações para demonstrar a importância da ciência básica para o futuro.

Aqui no Brasil, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciência (ABC) são parceiras desta iniciativa e participarão das atividades oficiais, assim como da avaliação de propostas para eventos a serem organizados oficialmente no âmbito do Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável. As entidades, inclusive, lançaram a versão em português do site do Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável 2022-23. O site irá listar todas as atividades organizadas oficialmente no âmbito do IYBSSD.

 

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi instituída por Decreto Presidencial em 9 de junho de 2004 e é realizada anualmente sob a coordenação do MCTI. Durante a SNCT, diversas ações de divulgação científica são realizadas, como tendas da Ciência em praças públicas, dias de portas abertas, palestras, cursos, oficinas, experimentos didáticos e científicos, teatro científico, observação do céu, visitas técnicas, debates, ida de cientistas às escolas, distribuição de cartilhas e livros, exibição de vídeos científicos, excursões científicas, programas em rádios e TVs, dentre outros.

O evento conta com a colaboração e participação de instituições públicas e privadas, universidades, museus, fundações de amparo à pesquisa, parques ambientais, jardins botânicos e zoológicos, secretarias estaduais e municipais e outras entidades. Sua finalidade é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

Com informações do MCTI

 

Capa: Marcelo Camará (SEAPC / MCTI). Reprodução
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados