Maior evento de popularização do país será realizado de 14 a 20 de outubro em escolas, universidades, museus, centros de pesquisa, parques e jardins botânicos
O tema da 20ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) será “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. O anúncio foi feito pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, nesta segunda-feira (10) durante videoconferência com representantes das secretarias estaduais de Ciência e Tecnologia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), além de comunidade científica. O maior evento de popularização da ciência do país será realizado de 14 a 20 de outubro.
A SNCT é coordenada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e ocorre nas escolas, universidades, museus, instituições de ciência e tecnologia, centros de pesquisa, parques e jardins botânicos. O tema escolhido faz alusão ao Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável e reconhece a importância das ciências básicas para atingir pelo menos sete dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Segundo a ministra Luciana Santos, o objetivo é fortalecer a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que sofreu forte redução do número de participantes nos anos anteriores. Ela lembrou que, em 2018, o evento chegou a bater recorde de municípios inscritos, com 1.506 cidades participantes. “Em 2022, esse número baixou para 580 cidades e 235 projetos”, disse a ministra, lembrando da necessidade de resgatar e aproximar a ciência da população.
Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
A ONU e a Unesco definiram 2022-23 como o Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável 2022-23 (IYBSSD, na sigla em inglês). O objetivo é ressaltar a ligação entre as ciências básicas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e destacar os possíveis impactos das ciências básicas para esses objetivos. Este ano será um momento chave de mobilização para convencer líderes econômicos e políticos, bem como o público, da importância da ciência básica para o nosso futuro.
O IYBSSD terá sua conferência de abertura no dia 8 de julho, na sede da Unesco, em Paris. De 01 de julho de 2022 a 01 de julho de 2023, academias e associações científicas em todo o mundo realizarão eventos, palestras, reuniões e outras ações para demonstrar a importância da ciência básica para o futuro.
Aqui no Brasil, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciência (ABC) são parceiras desta iniciativa e participarão das atividades oficiais, assim como da avaliação de propostas para eventos a serem organizados oficialmente no âmbito do Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável. As entidades, inclusive, lançaram a versão em português do site do Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável 2022-23. O site irá listar todas as atividades organizadas oficialmente no âmbito do IYBSSD.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi instituída por Decreto Presidencial em 9 de junho de 2004 e é realizada anualmente sob a coordenação do MCTI. Durante a SNCT, diversas ações de divulgação científica são realizadas, como tendas da Ciência em praças públicas, dias de portas abertas, palestras, cursos, oficinas, experimentos didáticos e científicos, teatro científico, observação do céu, visitas técnicas, debates, ida de cientistas às escolas, distribuição de cartilhas e livros, exibição de vídeos científicos, excursões científicas, programas em rádios e TVs, dentre outros.
O evento conta com a colaboração e participação de instituições públicas e privadas, universidades, museus, fundações de amparo à pesquisa, parques ambientais, jardins botânicos e zoológicos, secretarias estaduais e municipais e outras entidades. Sua finalidade é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.
Com informações do MCTI