dinossauro

Guia de Centros e Museus de Ciência da América Latina e Caribe ganha nova edição

Publicação abrange 448 museus e centros de ciência da região

 

448 museus e centros de ciências da região. Esse é o total apresentado pela nova edição do “Guia de Centros e Museus de Ciência da América Latina e do Caribe 2023 – Guía de Centros y Museos de Ciencia de América Latina y el Caribe 2023”. Com objetivo de estimular a curiosidade dos leitores sobre idiomas tão próximos, a publicação sofreu uma mudança significativa em relação à última versão de 2015. Na nova edição, o português foi utilizado nos textos de museus brasileiros e o espanhol nos verbetes dos museus de outros países.

Outra novidade é que, nesta edição, alguns museus virtuais se apresentaram. De acordo com os organizadores, eles optaram por mantê-los, visto as adaptações/reconfigurações do mundo dos museus em tempos de pandemia. O Guia de 2023 traz ainda informações sobre acessibilidade, uma novidade em relação à versão anterior.

Para a nova edição, os organizadores fizeram um levantamento anterior dos museus de ciência da América Latina, chegando a um total de 1.896 espaços distribuídos na região. Cada um recebeu um convite para participar do guia. Também foram feitas chamadas por meio das redes sociais.

 

O guia

Museus de ciência são entendidos neste guia de forma ampla: museus de história natural, museus de tecnologia, museus de antropologia, museus de arqueologia, museus de etnografia, museus históricos, centros interativos, jardins botânicos, aquários, planetários, zoológicos, centros de educação ambiental, parques ambientais e outros.

Com a participação de um pool de instituições, o guia iniciou com uma publicação focada no Brasil. A primeira edição foi lançada em 2005 e a segunda, em 2009. Em 2015, tornou-se um guia para toda a região latino-americana.

Os organizadores da publicação são os pesquisadores Luisa Massarani, coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia e Casa de Oswaldo Cruz (INCT-CPTC/COC/Fiocruz), Mariana de Souza Lima (INCT-CPTC), Maria de Lourdes Patiño-Barba, da Red de Popularización de la Ciencia y Tecnología en América Latina y el Caribe (RedPOP), Rodrigo Arantes Reis, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC), Luís Amorim e Marina Ramalho (Museu da Vida Fiocruz/COC/Fiocruz).

O Guia será lançado em 16 de maio, às 11h (horário na Argentina, Brasil e Uruguai), às 8h (México) e 9h (Colômbia), com transmissão ao vivo pelo YouTube da Casa e participação dos organizadores.

Com informações de COC Fiocruz

 

Capa. Michael Van Kerckhove | Unsplash.com
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados