Conheça a história de 30 cientistas que revolucionaram a ciência no Brasil
30 cientistas, 30 histórias. Para divulgar a ciência nacional, uma parceira entre o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Canal Futura desenvolveu uma série animada para contar a história de cientistas brasileiros que, de alguma forma, ajudaram a revolucionar a ciência no país com suas descobertas. Os episódios curtos (média de cinco minutos cada) e educativos utilizam linguagem descomplicada e divertida para mostrar a vida e a obra de personalidades como Oswaldo Cruz, físico e médico que ajudou no combate à varíola; Graziela Maciel Barroso, botânica pioneira nos estudos da flora brasileira; Adolfo Lutz, pai da medicina tropical, cujas pesquisas ajudaram no tratamento da lepra e da esquistossomose; e Johanna Döbereiner, uma das cientistas mais citadas do mundo, que descobriu bactérias que ajudam a fixar o nitrogênio na raiz de plantas. Todos os episódios estão disponíveis no YouTube.
Conheça algumas dessas histórias!
Santos Dumont
Conhecido como inventor do avião, Santos Dumont também esboçou modelos precursores dos hidroaviões e ultraleves, além de ter criado um sistema de aquecimento para o chuveiro.
Johanna Döbereiner
Uma das cientistas mais citadas do mundo, Johanna Döbereiner descobriu bactérias que ajudam a fixar o nitrogênio na raiz de plantas, o que tornou a produção de soja no Brasil mais competitiva, além de reduzir o uso de adubos químicos e preservar o meio ambiente.
Carlos Chagas
Importante pesquisador de doenças tropicais, Carlos Chagas descobriu uma doença que causa graves danos ao coração e é provocada por um inseto – e que acabou levando seu nome – a doença de Chagas.
Veridiana Victoria Rossetti
A engenheira agrônoma Veridiana Victoria Rossetti foi a segunda mulher a se formar em agronomia no Brasil e pesquisou diversos tipos de doenças que acometem frutas cítricas.
Adolpho Lutz
Considerado o pai da medicina tropical, Adolpho Lutz tratou portadores de hanseníase em diversos lugares do mundo, enquanto pesquisava verminoses. Suas pesquisas ajudaram no tratamento da lepra e da esquistossomose.
Graziela Maciel Barroso
Conhecida como primeira dama da botânica brasileira, Graziela Maciel Barroso enfrentou preconceitos de gênero e se tornou uma importante pesquisadora da flora, tornando-se a primeira mulher naturalista do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Oswaldo Cruz
Um dos grandes nomes da saúde pública no Brasil, Oswaldo Cruz ficou conhecido por atuar na análise de diversas epidemias, propondo a criação de soros e vacinas. O bacteriologista e sanitarista também atuou para acabar com a varíola, febre amarela e peste bubônica no Rio de Janeiro.
Vital Brazil
Médico e pesquisador, Vital Brasil foi um dos fundadores e primeiro diretor do Instituto Butantan. Aprimorou o processo de produção do soro antiofídico no Brasil, adaptando a fórmula existente para o combate ao veneno das espécies de cobras brasileiras.
Todos os episódios estão disponíveis no YouTube. Se quiser assistir os outros vídeos, é só acessar:
https://www.youtube.com/playlist?list=PL4_wpZsopCJJ-FDPoi8C59bdV0CyJqJ76