Bubu

Vídeos tiram dúvidas de crianças sobre a ciência

Série do Butantan estimula a curiosidade e o interesse das crianças pela ciência

 

Por que a gente fica doente? Por que temos que lavar as mãos antes de comer? Por que a picada do mosquito coça? Muitos de nós já ouvimos essas perguntas de crianças – e muitas vezes não sabemos direito como responder. Foi pensando nessa curiosidade infantil e em estimular o interesse das crianças pela ciência que o Butantan lançou a série de vídeos “Pergunta para a Bubu”. Nela, crianças de todas as idades enviam as mais variadas perguntas para a Bubu (uma menina muito curiosa que quer ser cientista quando crescer) responder. Por meio dos vídeos é possível conhecer um pouco mais sobre o trabalho do Butantan – e sobre como a ciência faz parte de vários aspectos da nossa vida.

Confira alguns vídeos aqui!

 

Como as vacinas agem no nosso corpo?

Vacinas ensinam nosso corpo a combater vírus e bactérias que causam doenças. Para responder, a Bubu conversou com a responsável de Farmacovigilância do Butantan, Veras Gattás, que fala da importância de manter a vacinação em dia.

Por que a gente fica doente?

Os principais motivos das pessoas ficarem doentes são as infecções. É que existem muitos microrganismos circulando em todos os lugares, e como eles são quase invisíveis, alguns podem entrar no organismo e causar doenças.

Por que os macacos só comem banana?

Será mesmo que os macacos só comem banana? A verdade é que eles gostam de vários tipos de frutas, como manga, maçã, maracujá e melancia. E além de frutas, outros alimentos fazem parte da dieta dos macacos.

Por que os sapos são molhados?

É porque, além de respirar pelos pulmões, eles também respiram através da pele. Quanto mais molhado, mais oxigênio. Mas essa não é a única função da pele molhada!

Por que alguns macacos têm o bumbum vermelho?

Você já reparou que alguns macacos têm o bumbum vermelho? A Bubu e os especialistas do Butantan têm uma explicação para isso.

Por que temos que lavar as mãos antes de comer?

É importante manter as mãos sempre limpas – especialmente antes de nos alimentarmos – para evitar que micróbios e outros organismos que podem causar doenças entrem no nosso corpo.

Posso ter um macaco de estimação?

Os macacos são fofinhos, mas não são bichinhos de estimação. Segundo o Ibama, as pessoas só podem ter dois tipos de macacos em casa.

Por que as cascavéis têm chocalho?

A Bubu explica como são feitos os chocalhos de algumas cobras – e por que elas têm essa característica tão curiosa.

Por que criança tem que tomar vacina?

As vacinas protegem contra várias doenças e ajudam a gente – e quem está a nossa volta – ficar mais saudável. Desde 1796, elas vem garantindo qualidade de vida para todos.

Por que a picada do mosquito coça?

A Bubu descobriu o motivo de tanto coça-coça em um bate-papo com o pesquisador científico do Butantan Lincoln Suesdek.

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados