tree

Leia a segunda edição de 2023 da Ciência & Cultura na íntegra

Você pode baixar o PDF da revista ou ler a edição em flipbook. Confira!

 

A segunda edição de 2023 da revista Ciência & Cultura – “Ciência Básica para o Desenvolvimento Sustentável” – já está disponível para download em PDF ou para leitura online em flipbook.

O novo número discute a importância da ciência para o desenvolvimento – e a necessidade desse desenvolvimento ser sustentável. Por isso, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Unesco definiram 2022-23 como o Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável 2022-23 (IYBSSD, na sigla em inglês). O objetivo é ressaltar a ligação entre as ciências básicas e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e destacar os impactos das ciências básicas para esses objetivos.

Os artigos, escritos por especialistas, debatem como as ciências básicas, como matemática, química, física de partículas, ecologia, astronomia, antropologia, ciências sociais e biomédicas são fundamentais para fornecer soluções sustentáveis para o país. Os textos de opinião refletem sobre como as diversas áreas da ciência são significativas para tratar de questões como saúde e qualidade de vida, combate à fome e crescimento econômico. Além disso, as reportagens, vídeos e podcasts fazem um amplo panorama sobre a transdiciplinaridade da ciência e sua importância em temas atuais, como diversidade, educação, políticas públicas, construção de cidades sustentáveis, saúde, segurança alimentar, desenvolvimento e, é claro, sustentabilidade.

“Em um momento em que a humanidade deve inventar novas formas de produzir, de obter energia, de se alimentar, sabemos que precisamos das ciências e do potencial que elas possuem para o necessário aprimoramento de nossas sociedades”, afirmam os editores da edição, Débora Foguel, professora do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Paulo Artaxo, professor do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), membro do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) e vice-presidente da SBPC.

Confira os artigos, textos de opinião e reportagens na íntegra!

 

Clique aqui para ler a versão em flipbook:

Clique aqui para baixar a versão em pdf:

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados