“Este evento é um chamado à ação diante da crise iminente que coloca em risco não apenas a maior floresta tropical do planeta, mas a vida de toda a espécie humana”, ressalta o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro. Debate online será nesta sexta-feira, dia 1º de março, das 16h às 18h, com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube.
A Amazônia foi capa da edição de 15 de fevereiro da revista britânica Nature com uma alarmante chamada para um artigo que mostra que a floresta pode atingir um ponto de não-retorno até 2050, caso medidas urgentes para mitigar as mudanças climáticas e conter o desmatamento não sejam tomadas. Diante de tal emergência, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) reúne nesta sexta-feira, 1º de março, dois dos pesquisadores que participaram do estudo e outros cientistas renomados do País no debate online “Amazônia em Colapso?”. Todos estão convidados a participar desta importante discussão que será realizada ao vivo pelo canal da SBPC YouTube.
“Este evento é um chamado à ação diante da crise iminente que coloca em risco não apenas a maior floresta tropical do planeta, mas a vida de toda a espécie humana. Neste estudo, que envolveu pesquisadores brasileiros e que tem sido amplamente divulgado no mundo todo, fica claro que não podemos mais esperar. O Brasil tem uma responsabilidade muito grande em suas mãos”, diz o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro.
O painel é organizado pelo físico Paulo Artaxo, coordenador do Centro de Estudos Amazônia Sustentável da Universidade de São Paulo (USP) e vice-presidente da SBPC. Janine Ribeiro, presidente da SBPC, abrirá o debate, que contará com a participação dos pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Bernardo Flores e Marina Hirota, autores do estudo, publicado na Nature. Participam também da discussão o climatologista Carlos Nobre, professor da USP e uma das maiores referências no mundo sobre mudanças climáticas e floresta Amazônica, e Flávia Costa, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e coordenadora do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD) Amazônia.
“Por mais de 65 milhões de anos, a floresta resistiu bravamente às mudanças climáticas. Mas agora, enfrenta um estresse sem precedentes devido a fatores como aumento das temperaturas, secas extremas e desmatamento desenfreado. A situação é tão grave que áreas antes consideradas intocadas estão agora à beira do colapso. O futuro da Amazônia está em jogo, e precisamos agir agora”, conclama Artaxo.
Serviço:
Debate: “Amazônia em Colapso?”
Data: Sexta-feira, 1º de março
Horário: Das 16h às 18h
Transmissão ao vivo: Canal da SBPC no YouTube – www.youtube.com/canalsbpc
Leia o estudo na Nature aqui: https://doi.org/10.1038/s41586-023-06970-0