A SBPC promove uma mesa-redonda no dia 24 de outubro para homenagear a vida e as contribuições de Ab’Sáber
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza no dia 24 de outubro, às 14h, uma mesa-redonda em homenagem ao centenário de nascimento de Aziz Ab´Sáber, geógrafo, professor universitário brasileiro e presidente da SBPC entre 1993-95. O evento será no Salão Nobre do Centro MariAntonia da Universidade de São Paulo (USP), na rua Maria Antônia, 294 – 3º andar, na capital paulista.
A abertura será feita por Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, e a coordenação ficará a cargo de Francisco de Assis Mendonça, professor titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e organizador do livro “Aziz Nacib Ab’Sáber: Ciência, meio ambiente e cidadania (Uma homenagem ao Mestre!)“, lançado recentemente pela SBPC. Participam da mesa Helena Nader, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e presidente de honra da SBPC, Aldo Malavasi, professor titular aposentado de Evolução do Departamento de Genética da USP e ex-diretor da SBPC; Roseli de Deus Lopes, professora titular da Escola Politécnica da USP e também ex-diretora da SBPC, e Tales Ab’Sáber, filho do geógrafo e professor de Filosofia da Psicanálise da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Na ocasião será realizado o lançamento do livro “Leituras Indispensáveis 4 Contribuições do Prof. Aziz Nacib Ab’Sáber”, também organizado pelo professor Francisco Mendonça.
O evento é gratuito e aberto a todos, respeitando-se o limite lugares do salão.
Aziz Ab’Sáber
Aziz Nacib Ab’Sáber nasceu em 24 de outubro de 1924 em São Luiz do Paraitinga, interior de São Paulo, e faleceu em 16 de março de 2012, aos 87 anos, em decorrência de um infarto. Ele é considerado um dos geógrafos mais importantes do mundo. Entre suas principais contribuições, identificou os domínios morfoclimáticos do Brasil, fundamental para a compreensão e delimitação do território brasileiro.
Ab’Sáber graduou-se em Geografia e História pela USP em 1944. Ali seguiu a carreira acadêmica e concluiu seu doutorado em Geografia em 1956. Anos depois, tornou-se livre-docente (1968) e professor titular de Geografia Física (1968) nessa instituição, onde, anos mais tarde, recebeu o título de professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).
O geógrafo é um dos homenageados no calendário “Amigos da Ciência – os presidentes da SBPC”, lançado em julho de 2024 pela SBPC. Além dos dois anos na Presidência da entidade, na década de 1990, Ab´Sáber foi diretor da instituição duas vezes, primeiro como vice-presidente entre 1983 e 1985, na gestão de Crodowaldo Pavan, e depois como secretário, na gestão da primeira presidenta da SBPC, Carolina Bori, de 1987 a 1989. Na Diretoria da SBPC, integrou comissões de relevância nacional, como a que elaborou propostas para a Assembleia Nacional Constituinte e a que defendeu a emenda popular contra a fabricação e transporte de armas nucleares no Brasil. Também foi um ferrenho defensor do meio ambiente e crítico da privatização da Vale do Rio Doce e das alterações no Código Florestal, contribuindo para o aperfeiçoamento de políticas ambientais.
Ab’Sáber também presidiu o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo (Condephaat) em 1983, onde promoveu a preservação do patrimônio ambiental do estado. Foi idealizador do premiado projeto Floram, pelo Instituto de Estudos Avançados da USP, e atuou como consultor técnico de diversos governos.
Entre as muitas distinções que recebeu em vida, estão o Prêmio Jabuti (1997, 2005 e 2007), o Prêmio Almirante Álvaro Alberto (1999), a Medalha Grão-Cruz em Ciências da Terra da Academia Brasileira de Ciências, o Prêmio Unesco para Ciência e Meio Ambiente (2001) e o título de Intelectual do Ano com o Prêmio Juca Pato (2011).
SERVIÇO
Centenário do Professor AZIZ AB’SÁBER
Data: 24 de outubro de 2024
Horário: 14h
Local: Centro MariAntonia USP (rua Maria Antônia, 294 – 3º andar)
Abertura: Renato Janine Ribeiro (USP – Presidente da SBPC)
Coordenação: Francisco de Assis Mendonça (UFPR)
Participantes: Helena Nader (Unifesp/ABC), Aldo Malavasi (USP), Roseli de Deus Lopes (USP) e Tales Ab’Saber (Unifesp)
Jornal da Ciência