posse

Toma posse nova Diretoria da SBPC

Com maioria feminina, os nove diretores da entidade assumiram a gestão para o biênio 2025-2027 com o desafio de lidar em cenário político nacional e internacional repleto de retrocessos. 

 

A nova Diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) tomou posse em cerimônia realizada na última quinta-feira (17/07), na Universidade Federal Rural de Pernambuco – sede da 77ª Reunião Anual da entidade. A professora e pesquisadora da Universidade Federal de Campina Grande, Francilene Garcia é a nova presidente da SBPC. Ao seu lado assumiram a Vice-Presidência: Soraya Soubhi Smaili, professora titular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Aldo José Gorgatti Zarbin, professor titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A Secretaria Geral fica sob a condução de Andrea Mara Macedo (UFMG). As três vagas da Secretaria ficam com Marilene Corrêa da Silva Freitas (UFAM), Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos (LNCC/RJ) e Samuel Goldenberg (UFPR). A 1ª Tesouraria foi ocupada por Giselle Zenker Justo (Unifesp), e a 2ª Tesouraria por Laila Salmen Espíndola (UnB).

Envolvida com a diretoria da entidade desde 2021, Garcia começou como Secretária no biênio 2021-2023 e seguiu como vice-presidente no biênio seguinte (2023-2025), ambos na gestão de Renato Janine Ribeiro. Ao longo de sua trajetória, a professora e pesquisadora participou de diferentes iniciativas voltadas à reflexão da política científica brasileira e valorização de cientistas. Entre elas, integrou o corpo técnico da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI), assumindo a Subcomissão de Sistematização e Documentação do evento; também coordenou duas edições do Prêmio Carolina Bori “Ciência & Mulher”, ação da própria SBPC para a promoção de cientistas mulheres renomadas e jovens cientistas; e foi a organizadora do “Vozes de Ciência”, uma série de seminários voltada à construção política do País, e que seguirá com novas atividades.

“Inicialmente, eu queria dizer que foi um tempo maravilhoso esses quatro anos liderados pelo Renato Janine Ribeiro, sendo dois em que pude conviver na vice-presidência. O Renato tem uma característica fantástica que é a sua generosidade. E sempre ele está com um sorriso largo nos fazendo filosofar. Isso eu acho que é fundamental nos dias atuais. São muitas mudanças, muitas incertezas, a gente olha para o dia de amanhã já sabendo que tem alguma novidade aí no processo. Então, Renato, obrigada pela aprendizagem, pela convivência e por tudo que você fez pela SBPC neste período”, disse Garcia, em seu primeiro discurso.

A nova presidente da SBPC também agradeceu aos demais cientistas que a acompanharam na gestão passada e que darão espaço a novas vozes: o físico e professor da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Artaxo, ex-vice-presidente; a professora da Universidade de Brasília (UnB), Fernanda Sobral, ex-diretora da entidade; a professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Claudia Linhares Sales, ex-secretária geral; e a professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Marimélia Porcionatto, ex-tesoureira. “Foi muito bom e confortável conviver com essas pessoas”, ponderou.

Para Garcia, a SBPC atuará no biênio 2025-2027 em cinco importantes eixos: 1. Seguir lutando para transformar a ciência em política de Estado; 2. Maior inserção da juventude na ciência; 3. Fortalecimento da gestão e da governança; 4. Fortalecer a aproximação entre ciência e sociedade e 5. Inserção internacional e solidariedade científica.

A presidente da SBPC lamentou as recentes declarações e decisões do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que exigem posicionamentos firmes em prol da soberania brasileira, mas também criticou ações em tramitação no nosso poder Legislativo e que atuam contra o próprio Brasil.

“Hoje, vivemos um grave momento também em nosso País. Projetos que tramitam no Congresso Nacional, como o PL da Devastação e a proposta que autoriza o uso de até R$ 30 bilhões do Fundo Social do pré-sal para o refinanciamento de dívidas do agronegócio com juros subsidiados – um recurso originalmente destinado a áreas essenciais como Educação, Saúde e Habitação –, representam ameaças concretas ao futuro do Brasil. Esses retrocessos são impulsionados por velhas práticas de chantagem institucional, que ferem o pacto democrático, comprometem o interesse público e desfiguram o papel do Estado. É hora de levantar a voz. A ciência brasileira não se calará diante do retrocesso.”

 

Gratidão, saudades e novo começo

Despedindo-se do cargo, o ex-presidente da SBPC e ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, afirmou que deixar a Diretoria da entidade após quatro anos é lidar com sentimentos mistos. O primeiro é o de missão cumprida. Já o segundo é o de perda, de estar pronto para atender as demandas da comunidade científica.

“Nós assumimos em um período muito negativo para o Brasil, dando continuidade ao embate contra a ditadura, contra o regime, contra a pré-extensão do autoritarismo, que foi conduzida por Bolsonaro. Um embate eficientemente iniciado na gestão anterior, de Ildeu Moreira. Então, após esse enfrentamento, o primeiro sentimento é de satisfação, algo que veio de muito trabalho e de muita dedicação. Mas o segundo sentimento é de saudade, que gera uma certa tristeza também. Nós deixamos esse processo e passamos a outras pessoas, como é da natureza humana. E nesse momento em que transmitimos a presidência da SBPC, quero ressaltar que ela estará nas mãos da primeira presidente mulher nordestina da nossa história, Francilene Garcia. A segunda nordestina, antecedida apenas pelo grande e extraordinário Anísio Teixeira.”

Jornal da Ciência

 

Capa. Jardel Filho/ SBPC. Reprodução
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados