Você pode baixar o PDF da revista ou ler a edição em flipbook. Confira!
Desigualdades, eventos climáticos extremos e a urgência da justiça socioambiental estão no centro do debate da nova edição da Ciência & Cultura, dedicada ao tema “Cidades e Meio Ambiente”. O volume reúne artigos, reportagens, podcasts e vídeos que exploram as múltiplas dimensões territoriais, socioeconômicas e ecológicas das cidades brasileiras.
Os textos discutem a realidade urbana em regiões como o Nordeste, a Amazônia, o Rio Grande do Sul e as zonas costeiras, abordando temas como adaptação climática, inclusão socioprodutiva de catadores, ondas de calor, racismo ambiental e planejamento urbano sustentável.
Em um contexto marcado pela expansão desordenada e pela desigualdade social, as cidades brasileiras revelam um padrão de urbanização “insustentável”, que compromete tanto a qualidade de vida quanto os sistemas ecológicos que sustentam as comunidades. O fortalecimento institucional, o planejamento baseado em riscos e o uso de soluções baseadas na natureza surgem como caminhos essenciais para a construção de infraestruturas mais resilientes e inclusivas. “A emergência climática não é mais uma previsão distante, mas uma realidade que transforma radicalmente a vida nas cidades brasileiras”, alerta Pedro Jacobi, professor do Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM/IEE/USP) da Universidade de São Paulo (USP) e editor deste número da Ciência & Cultura.
Leia aqui a edição em Flipbook
Leia aqui a edição em PDF


