ra sbpc

74ª Reunião Anual da SBPC terá programação recorde

O evento, que está com inscrições abertas, será realizado de forma híbrida entre os dias 24 e 30 de julho na UnB. Serão mais de 100 atividades presenciais, entre conferências, cursos e painéis, mostrando o que se faz de melhor em ciência no País

A Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) retorna à sua forma presencial, depois de dois anos de atividades virtuais devido à pandemia do coronavírus. Em sua 74ª edição, que será realizada de 24 a 30 de julho na Universidade de Brasília (UnB), contará com mais de 100 atividades entre os dias 24 e 30 de julho.  Neste ano, o evento traz como tema “Ciência, independência e soberania nacional”, em alusão ao ano que marca o bicentenário da Independência do Brasil e o centenário da Semana de Arte Moderna.

Esta edição acontecerá de forma híbrida, com atividades virtuais e presenciais, nos quatro campi da Universidade de Brasília (UnB): Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina.

Durante a semana, estão programadas 44 conferências (27 presenciais), 80 mesas-redondas (50 presenciais), 54 painéis (2 presenciais), 14 webminicursos, 10 sessões especiais (presenciais), 1 encontro (presencial), 1 assembleia (presencial), lançamento de 5 livros e 6 exposições. De forma experimental, a SBPC também levará à UnB 30 atividades presenciais do programa SBPC vai à Escola, destinadas aos estudantes e professores da educação básica.

O evento contará com a participação de cientistas de destaque no País e no mundo, como Margareth Dalcolmo, pneumologista e pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que irá proferir a conferência “A visão da ciência no enfrentamento da pandemia e o futuro da saúde no Brasil”.

Como de costume, a Reunião Anual será um espaço de debates estratégicos para o futuro do setor, como a formulação de políticas públicas para a CT&I. Por isso, irá reunir gestores importantes da área como Paulo Alvim, ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Evaldo Ferreira Vilela, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Odir Dellagostin, presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Cláudia Mansani Queda de Toledo, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(Capes). Parlamentares também participarão de atividades.

Para debater temas relacionados ao meio ambiente a programação contará com a participarão de especialistas, dentre eles, Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), membro do Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC) e vice-presidente da SBPC, Carlos Nobre, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-USP), Ricardo Galvão, professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), e Luciana Gomes Barbosa, professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordenadora do Grupo de Trabalho Meio Ambiente da SBPC.

WEBMinicursos

A 74ª Reunião Anual da SBPC também ofertará 14 webminicursos que abrangerão temas de diversas áreas do conhecimento e que estão com as matrículas abertas até 21 de julho.

Para quem se interessa pela área biológica, há cursos como “Análise de variantes genéticas e técnicas em patologia molecular”, “Enfrentamento das desigualdades e interseccionalidades: contribuições da saúde coletiva para repensar o Brasil” e “Vigilância sanitária em tempos de pandemia”.

Já para os entusiastas em divulgação científica, os webminicursos “Educomunicação e comunicação pública da ciência”, “Divulgação científica, humanidades e tecnologias: possibilidades e desafios do uso dos podcasts”, “Interação e diálogo com o professor contador de histórias”, “Clubes de ciências nas escolas: formatos, metodologias, projetos e práticas” e “Arte e educação estética na formação de professores” são oportunidades para ampliar o conhecimento.

Os WEBMinicursos contam com quatro aulas, sendo as três primeiras videoaulas gravadas e disponibilizadas de 1º de julho até  5 de agosto. A carga horária dos minicursos varia de seis a oito horas, com direito a certificado de frequência para quem assistir a todas as aulas gravadas e à aula ao vivo.

Os interessados poderão se inscrever em até cinco minicursos. Veja aqui a lista completa dos WEBMinicursos.

O evento contará também com atrações como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados às artes e à cultura), além da SBPC Afro e Indígena, SBPC Educação e a SBPC Inovação.

A 74ª edição da Reunião Anual será encerrada com o Dia da Família na Ciência, em um sábado dedicado à integração entre cultura, ciência e recreação para crianças, jovens e seus familiares.

Confira aqui informações sobre o evento: https://ra.sbpcnet.org.br/74RA/.

Jornal da Ciência

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados