vozes da ciência

Promovido pela SBPC e ABC, “Vozes da Ciência” reúne lideranças para construir a Estratégia Nacional de CT&I

Evento será transmitido ao vivo nos dias 22 e 23 de maio e reunirá autoridades do governo, como a ministra da CT&I, Luciana Santos, além de parlamentares e representantes da comunidade científica para debater os rumos da ciência brasileira até 2035

 

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) realizam, nos dias 22 e 23 de maio, o seminário “Vozes da Ciência: Contribuições para a Estratégia Nacional e Plano Decenal de CT&I 2026–2035”. Com transmissão ao vivo pelo canal da SBPC no YouTube, o evento reúne especialistas, representantes de instituições científicas e autoridades públicas para debater propostas concretas para o futuro da ciência, tecnologia e inovação no Brasil. A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participará da primeira sessão, no dia 22.

A iniciativa dá continuidade às propostas levantadas na 5ª Conferência Nacional de CT&I, realizada em julho/agosto de 2024,  e tem como base o Livro Violeta, documento que reúne as principais recomendações do encontro. O objetivo é transformar essas diretrizes em políticas públicas estruturadas e sustentáveis para os próximos dez anos.

A programação está organizada em oito mesas temáticas, que abordam desde o financiamento à ciência básica até a comunicação pública da ciência. Os debates também tratarão da formação de recursos humanos, mudanças climáticas, combate à pobreza, inovação e o papel estratégico das unidades de pesquisa federais.

Confira a programação e os participantes:

 

Dia 22 de maio

8h15 – Abertura

Contextualização histórica, apresentação da agenda estratégica e fala de autoridades.

Participantes: Renato Janine, presidente da SBPC; Helena Nader, presidente da ABC; Luciana Santos, ministra da CT&I; e Sergio Rezende, presidente de honra da SBPC; Francilene Garcia, vice-presidente da SBPC e coordenadora da Subcomissão de Sistematização e Documentação da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI); e Luiz Antônio Elias, do Inpi;

9h – Mesa 1: Ciência Básica: Alicerce para um Brasil Justo e Competitivo

Enfatiza a necessidade de recompor investimentos em pesquisa fundamental, descentralizar a produção científica e ampliar a formação com diversidade.

Participantes: Helena Nader, presidente da ABC e presidente de honra da SBPC; Aldo Zarbin, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e conselheiro da SBPC; Ricardo Galvão, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);, Anderson Gomes, secretário-geral adjunto e diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE); e na mediação Fernanda Sobral, diretora da SBPC e professora emérita da Universidade de Brasília (UnB).

10h30 – Mesa 2: Pesquisa Aplicada e Saberes Tradicionais para Inovação Sustentável

Debate a integração entre ciência, cultura, saberes comunitários e inovação sustentável.

Participantes: Mercedes Bustamante, professora titular da Universidade de Brasília (UnB); Patrícia Muniz de Medeiros, professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas (Ufal); Marlucia Martins, professora orientadora do programa de Zoologia MPEG da Universidade Federal do Pará (UFPA); e na mediação Márcia Barbosa, reitora e professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

14h – Mesa 3: Articulação, Missão e Sustentabilidade das Unidades de Pesquisa do MCTI

O debate vai discutir o papel estratégico das UPs na política nacional de CT&I; analisar desafios de financiamento, pessoal e infraestrutura; e identificar caminhos para integração com universidades, estados e setor produtivo.

Participantes: José Roque, diretor-geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM); Marcio Portes de Albuquerque, diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF); Jailson Andrade, vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências; na mediação Ana Teresa Vasconcelos, diretora da SBPC.

15h30 – Mesa 4: Formação de Recursos Humanos e Expansão das Universidades

Discute a conexão entre ensino, pesquisa, qualificação técnica e os desafios da transição ecológica e tecnológica.

Participantes: Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Vinícius Soares, presidente da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG); Denise Carvalho, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); na mediação Ado Jório de Vasconcelos, professor titular no Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais.

 

Dia 23 de maio

9h – Mesa 5: Mudanças Climáticas, Meio Ambiente e Desenvolvimento Nacional

Aponta caminhos científicos para a mitigação dos impactos climáticos e a resiliência ecológica.

Participação: Paulo Artaxo, vice-presidente da SBPC; Marina Hirota, professora assistente de Meteorologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Antonio Miguel Vieira Monteiro, chefe da Divisão de Processamento de Imagens do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); na mediação Luiz Davidovich, professor titular da UFRJ e ex-presidente da ABC.

10h30 – Mesa 6: Ciência para Combater as Desigualdades, a Fome e a Miséria

Foca na contribuição da ciência para políticas públicas de inclusão, segurança alimentar e redução da pobreza.

Participação: Renato Janine, presidente da SBPC; Reinaldo Guimarães, presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco); Carlos Gadelha, líder da rede de Pesquisa sobre Desenvolvimento Sustentável, Complexo Econômico-Industrial da Saúde; e na mediação Samuel Goldenberg, pesquisador emérito da Fiocruz.

14h-15h30 – Mesa 7: “Inovação e Neoindustrialização: Rumo a uma Economia Verde, Digital e Inclusiva”

Debaterá a construção de um novo paradigma de desenvolvimento industrial, verde e digital, alicerçado em ciência, inovação e soberania.

15h30 – Mesa 8: Comunicação Pública da Ciência e Cultura Científica

Reflete sobre estratégias para ampliar o acesso ao conhecimento, enfrentar a desinformação e fortalecer a cultura científica no país.

Participação: Ildeu Moreira, presidente de honra da SBPC e professor do Instituto de Física e do programa de pós-graduação em história das ciências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Soraya Smaili, professora titular do Departamento de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Marie Santini, fundadora e diretora do Netlab (Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais da UFRJ); e na mediação Claudia Linhares, secretária-geral da SBPC.

17h – Encerramento e síntese dos debates

 

O seminário será transmitido ao vivo pelo canal da SBPC no YouTube (www.youtube.com/canalsbpc) e é aberto a todos.

Jornal da Ciência

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados